_Eletrônicos

[Lifehacker] Como colocar a bagunça da minha área de trabalho sob controle?

Querido Lifehacker, Eu tenho uma área de trabalho bagunçada. A situação está tão caótica que já existem arquivos sobre arquivos. Periodicamente eu jogo vários documentos em uma pasta e tento organizar as coisas, mas acabo com pastas desorganizadas e a bagunça retorna. Como manter a minha área de trabalho sob controle? Atenciosamente, Desastre do Desktop. […]

Desktop bagunçado.

Querido Lifehacker,

Eu tenho uma área de trabalho bagunçada. A situação está tão caótica que já existem arquivos sobre arquivos. Periodicamente eu jogo vários documentos em uma pasta e tento organizar as coisas, mas acabo com pastas desorganizadas e a bagunça retorna. Como manter a minha área de trabalho sob controle?

Atenciosamente,
Desastre do Desktop.

Querido DD,

Você pode usar a área de trabalho na função para que ela foi projetada: como uma área temporária. Salve o que quiser nela, mas no fim do dia lembre-se de limpá-la — exclua os arquivos dos quais não precisará mais e mova o restante para os locais corretos. É simples, dá algum trabalho de manutenção, mas funciona para algumas pessoas.

Entretanto, se você tiver TOC ou gostar de automação ou já estiver com a sua área de trabalho detonada a essa altura, temos dicas mais profundas e eficazes para domar a bagunça.

Dando uma olhada na sua área de trabalho, parece-nos que você tem alguns problemas que contribuem para a bagunça. Isso acontece com muita gente, já que poucas pessoas jogam só um tipo de arquivo no desktop. Problemas com má organização geralmente ocorrem porque você possui apenas um repositório para vários tipos de itens. Chega um momento em que você se dá conta de que esse espaço é conveniente para documentos, fotos, screenshots e por aí vai. Antes de entrarmos na solução do seu problema, vamos apontar os vários culpados:

Passo um: declare a falência da sua área de trabalho

O primeiro passo é o mais fácil e o ajudará a sentir um pouco de alívio instantâneo. Tudo o que você precisa fazer é criar uma pasta chamada “Desktop Velho” e colocar tudo que estiver na sua área de trabalho nela. Deixe-a como o único ícone visível na área de trabalho (além do disco do sistema e/ou a lixeira ou qualquer outro que apareço automaticamente). Agora você tem uma área de trabalho limpa. Se nada mais for feito, ela não ficará assim por muito tempo, mas isso ajuda a tirar de vista a descomunal bagunça enquanto você trabalha em algo mais útil.

Passo dois: crie um plano de organização para a área de trabalho que realmente funcione

Para se manter organizado, você precisa de uma pequena estrutura para guiá-lo. Eu uso dois sistemas: um para o Dropbox e um para a minha área de trabalho. Juntos, eles me mantêm muito organizado, mas esses sistemas também se tornaram bem específicos para o que eu faço. Você precisa chegar a um sistema específico que atenda as suas necessidades e entender que se trata de algo que você pode melhorar com o tempo. Dito isso, é preciso começar de algum lugar, então vejamos os itens básicos que lhe darão uma mão para ter uma área de trabalho bem organizada.

Comece criando essas pastas:

Crie o hábito de salvar seu trabalho no Despejo em vez de direto na área de trabalho e no fim de cada dia (ou no transcorrer dele) decida o que deve permanecer porque ainda está sendo trabalhado e o que já pode ser arquivado ou apagado. Para ajudá-lo a criar esse hábito, defina o local padrão de salvamento para novas janelas e caixas de diálogo de salvar/abrir. Para fazer isso no Mac, vá até o Finder, escolha Preferências (ou aperte Command+,). Na aba Geral, encontre o menu drop down abaixo do “Nova janela do Finder mostra” e use-o para selecionar o Despejo. Usuários Windows podem fazer o mesmo clicando com o botão direito do mouse no ícone do Windows Explorer na barra de tarefas, depois clicar novamente com o botão direito no ícone do Windows Explorer da jump list, mais um clique em Propriedades e, então, indo até a aba Atalho. Dali, apenas preencha o campo Iniciar em com o caminho para o Despejo.

Uma vez que você tenha tudo configurado, terá um método de organização básico na sua área de trabalho. Isso não será suficiente, mas é um começo. Você provavelmente irá querer acrescentar mais uma ou duas pastas para as suas necessidades, mas definitivamente terá que configurar alguns outros apps bem úteis para ajudá-lo a evitar ter que classificar tantas coisas no braço.

Passo três: use apps e serviços para distribuir a bagunça da área de trabalho em outros lugares

Existem muitos aplicativos por aí que são incrivelmente úteis quando o assunto é manter o registro de coisas que você cria e encontra na web. Eles podem ajudá-lo a manter a bagunça longe da sua área de trabalho, ajudá-lo a classificar a informação que você dá a eles e pesquisar com facilidade qualquer coisa que você não encontre de primeira. Você devia usar tanto quanto possível essas ferramentas abaixo.

Todos esses softwares não irão torná-lo mais organizado automaticamente, claro, mas lhe darão locais mais adequados para as suas coisas do que a área de trabalho. Levará tempo e muita prática para você se acostumar a eles, mas fique firme. Esses apps e serviços facilitam muito a organização.

Passo quatro: Comece a classificar

Espero que você não tenha se esquecido de toda aquela bagunça que colocou em uma única pasta no passo um! Terminamos todos os passos, então agora é hora de cair de cabeça no trabalho entediante: organizar a pasta “Desktop Velho”. Isso não será divertido, mas agora que você tem algumas pastas de classificação na sua área de trabalho, saberá onde colocar o quê. E vale lembrar que existem outras pastas do sistema para tipos específicos de arquivos, como as padrões da sua conta para fotos, músicas, vídeos e outros itens. Além disso, você talvez ache que algumas das pastas criadas pelos apps no passo anterior sejam boas para receber determinados tipos de arquivos.

Essa classificação pode levar algum tempo, mas você pode agilizá-la com atalhos. Se estiver no Windows, use o AutoHotkey para mover arquivos com um atalho no teclado (aqui tem um exemplo). No OS X, você pode fazer a mesma coisa com o Quicksilver. (Leia nosso guia de gatilhos para o Quicksilver, em inglês, para aprender como fazer isso.)

Uma vez finalizada a classificação, você estará em frente a uma área de trabalho mais organizada. Será preciso um esforço durante algum tempo até que tudo isso fique impregnado como um hábito, mas se você mantiver a evolução dos seus métodos de modo que eles passem a funcionar ainda melhor, chegará lá rapidinho.

Com carinho,
Lifehacker.

Sair da versão mobile