Você pode ocultar pessoas do feed de notícias do Facebook, mas isso não a impede de aparecer em outros lugares, recomendando que você veja fotos do seu/sua ex com sua nova paixão. Explicamos como esconder alguém completamente do Facebook.

Quando o Facebook implementou algumas das funções de recomendação pela primeira vez, a maioria das pessoas viu os álbuns de fotos, perfis e outras atualizações de ex-namoradas, ex-ficantes e afins surgindo com frequência na barra lateral. Isto faz sentido, porque por um tempo ela foi seu contato mais ativo no Facebook – mas depois de terminar o namoro, você não quer vê-la em toda santa página. O Facebook já editou esses boxes de fotos para evitar ex-namoradas, mas isso só funciona se você estava listado no Facebook como tendo um relacionamento com essa pessoa – então não adianta se você quiser esconder uma ex-namorada secreta, ficantes do passado, ou pessoas chatas que irritem você profundamente.

A extensão para Chrome chamada Eternal Sunshine – referência ao filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças – esconde qualquer pessoa que você quiser de quase todo canto do Facebook, incluindo seu feed de notícias, atualizações de perfil, atualizações de fotos, álbuns sugeridos e Facebook Chat (tanto a lista no canto, como o mosaico na barra esquerda). É uma boa forma de mantê-los longe de vista sem bloqueá-los ou removê-los da lista de amigos. Você ainda pode visitar o perfil da pessoa se procurar por ele, o que é bom: afinal, você ainda precisa saber se a vida da outra pessoa está tão ruim como a sua – só que o Facebook não vai ficar mostrando isso na sua cara o tempo todo.

Basta clicar no link abaixo para instalar a extensão do Chrome, e então visitar o perfil da pessoa que você quer esconder. Na URL da página do perfil, pegue o nome de usuário ou o número de identificação dela (a URL só mostra ou um, ou outro), e colar no Eternal Sunshine. Quando você teclar Enter, a extensão vai começar a esconder a pessoa no Facebook.

Ela não é perfeita: eu ainda vi uma ou duas aparições de amigos escondidos enquanto testava a extensão, mas atualizações de ex-namoradas aparecerão bem menos que antes. E, claro, você ainda vai ver os comentários e fotos marcadas da pessoa se eles aparecerem nos álbuns dos seus amigos. Se você quiser eliminar todo rastro da pessoa, você terá que bloquear, mas a extensão é uma boa forma de tirar a pessoa do seu caminho sem fazer drama (“Pensei que a gente ia lidar com isso como adultos, e você me bloqueia/deleta?”) E é uma opção melhor que clicar em “Remover”. Experimente se você tiver alguém a esconder no Facebook.

O Eternal Sunshine é uma extensão gratuita, e funciona apenas no Chrome.

Eternal Sunshine [Google Chrome Extensions]