_Dicas

[Lifehacker] Como inverter as cores no seu navegador para uma leitura mais agradável à noite

Se você costuma usar o computador à noite, sabe como uma página em branco pode doer nos seus olhos. Então eis duas extensões, uma para Chrome e outra para Firefox, que podem tornar a web um pouco mais agradável à noite. Nós já compartilhamos algumas formas de tornar sua tela mais amigável aos olhos no […]

Se você costuma usar o computador à noite, sabe como uma página em branco pode doer nos seus olhos. Então eis duas extensões, uma para Chrome e outra para Firefox, que podem tornar a web um pouco mais agradável à noite.

Nós já compartilhamos algumas formas de tornar sua tela mais amigável aos olhos no escuro, mas o Google recentemente lançou uma extensão que melhora a web à noite. Eis os detalhes da extensão, além de um complemento similar para Firefox.

Extensão High Contrast inverte as cores no Chrome

O High Contrast, uma extensão oficial do Google, é muito bom. Clique no ícone da barra de menu, e você inverte as cores de uma página da web, trocando o fundo branco que quase cega à noite por um fundo escuro com letras brancas, mais fácil de ler à noite. Ele também ignora fotos (na maioria dos casos), então não as transforma em negativos. Você também pode deixar tudo em tons de cinza, caso a inversão de cores fique muito estranha para você.

O que agrada em especial é que você pode configurar a extensão de uma forma diferente para cada site: se você frequenta páginas que já têm modo noturno, basta ignorá-las na extensão. E você pode configurar o atalho Ctrl+Shift+F11 para ativar a inversão de cores em qualquer site. Acima de tudo, a extensão mantém as páginas agradáveis de se ver: ao contrário de outras extensões, esta aqui deixa tudo mais natural e menos estranho.

Blank Your Monitor permite customizar seu esquema invertido de cores no Firefox

O Firefox usa um complemento semelhante chamado Blank Your Monitor que, com um atalho de teclado, inverte as cores no seu navegador para uma leitura melhor à noite. Mas, ao contrário da extensão do Google, você pode abrir as opções e personalizar as cores do plano de fundo, texto e links, para ficar exatamente do jeito que você quiser. Ele também tem uma função bem legal: selecione texto e pressione um atalho de teclado, e o add-on coloca o trecho em uma página feita para leitura e que usa cores invertidas.

Dito isto, alguns elementos de página ficam estranhos com este complemento – como a Visualização Instantânea no Google, logotipos de página e caixas de texto – então se você quiser uma alternativa, o Myflavolours inverte as cores mas deixa o restante intacto.

Estas não são as únicas formas de deixar seu navegador mais amigável à noite, é claro. Usuários do OS X têm um atalho que inverte a cor da tela inteira: Control-Option-Command-8. No Windows, a melhor forma de inverter as cores é abrindo a Lente de Aumento no menu Iniciar (ou pressionando Win e tecla +), clicando no ícone de configurações e clicando na opção “Ativar inversão de cores”.

E programas como o F.lux mudam a temperatura de cor automaticamente, dependendo se for dia ou noite.

Esta é uma solução levemente mais extrema para cuidar melhor da visão à noite, e para quem tem olhos mais sensíveis. Se você tem outras soluções para usar o computador à noite, conte nos comentários.

Sair da versão mobile