Os dois principais motivos que nos evitam de chamar o Cubed de substituto completo para o app Música é que ele está em beta por enquanto, e num futuro próximo ele pode mudar suas funções ou virar um app pago (não que isso seja errado!) . Dito isto, mesmo neste estágio inicial e semioculto, o Cubed (cujo nome é "³", um três sobrescrito, no Android Market) proporciona uma experiência musical bem melhor.

O Cubed pede sua autorização para baixar da web as capas para as músicas, quando você carrega músicas novas no seu aparelho, porque é assim que ele organiza sua música — mesmo os outros dois temas alternativos estilizam as capas dos álbuns. Você pode ver suas músicas de três formas: um cubo que gira para cima e para baixo entre CDs, e da esquerda para a direita para busca alfabética; uma parede de capas de CDs; e a opção "Chata" ("Boring"), com a lista dos nomes dos CDs.

Os controles do player são bem funcionais, mas, assim como Kevin Tofel, eu achei que avançar e retroceder em uma mesma música é um pouco ruim, e a criação de playlists poderia ser mais organizada. Se você usa o Last.fm, o Cubed tem uma ferramenta de scrobbling que você pode ativar nas opções, e há um plugin de Shows para o Cubed que mostra quando os artistas no seu cartão microSD e outros vão fazer shows perto de você.

Sinceramente, nós gostamos deste app desde o momento em que ele se ofereceu a pegar as capas dos álbuns na web, mas é impressionante que este pequeno app, com código aberto e que saiu do RockOn Music Player, queira ir ainda mais longe.

O Cubed é um download gratuito para Android 1.5 ou superior, mas não é fácil de achá-lo no Market. Procure por "rockon" e baixe o app com o "3" pequenininho, ou use o app Barcode Scanner para escanear o QR code ao lado e baixar o app. [jkOnTheRun]