Você já deve estar ciente que o Facebook dediciu mudar o endereço de e-mail da sua timeline para @facebook.com sem sua permissão. Apesar de isso ser fácil de resolver, há muito sobre a Rede Social que está causando problemas para os usuários há algum tempo. Aproveite o fim de semana para aprender a deixar tudo sob controle.

Instale o Social Fixer

Você precisa baixar e instalar o Social Fixer. Praticamente qualquer problema, aborrecimento, queixa ou reclamação que você tiver sobre o Facebook pode ser resolvido com esta extensão de navegador. Ele pode mudar a aparência do site, desabilitar a visualização de fotos naquele estilo lightbox, esconder aquele ticker de notícias irritante, verificar quem te tirou da lista de amigos, e te livrar da timeline. Ele pode fazer bem mais que isso, mas estes são alguns dos principais exemplos pelos quais você deveria estar usando isso. Ele é essencialmente a panaceia dos problemas mais comuns do Facebook (e alguns dos problemas menores também).

Verifique os apps aprovados

Sendo uma pessoa que basicamente nunca usa os apps do Facebook, eu constantemente me surpreendo quando dou uma olhada na lista de apps aprovados e encontro coisas que nunca ouvi falar. Alguns apps tem uma maneira de sutilmente pedir acesso às suas informações pessoais sem você necessariamente perceber, e você pode aprovar um app por um mês e não querer continuar liberando acesso no mês seguinte.

Qualquer que seja o caso, você deve verificar com frequência o acesso que você dá a aplicativos de terceiros. Se há tempos você não faz isso, dê uma olhada na página de configurações dos seus aplicativos e comece a remover apps que você não quer, precisa ou reconhece. Leva apenas alguns minutos e te ajuda a garantir a sua privacidade.

Verifique as suas configurações de privacidade do Facebook

Falando de privacidade, você deveria inspecionar essas configurações também. O Facebook muda isso com frequência, motivo pelo qual nós sempre temos um guia sempre atualizado para gerenciar a privacidade do seu Facebook. Use isso para passar por todas as configurações e garantir que o seu perfil/timeline está do jeito que você quer que ele esteja, seja aberto ou fechado. Eu não vou mentir: isso é bem chato, mas vale muito a pena. Passar um tempinho nas suas configurações de privacidade enquanto você assiste a um filme ou escuta um podcast é muito mais divertido que permitir acidentalmente que o seu chefe veja as fotos constrangedoras onde você aparece bêbado e que você pensava ter deixado visíveis apenas para um grupo de amigos.

Veja também: As coisas estúpidas que você faz no Facebook, e como corrigir isso

Faça uma limpeza na sua lista de amigos

Quantos dos seus amigos do Facebook são realmente seus amigos? Ou talvez a melhor pergunta seja: quantos dos seus amigos do Facebook você realmente quer manter? Quando você adiciona alguém, você está permitindo acesso a informações de certo nível. Mesmo que o Facebook ofereça grupos de amigos para ajudar você a gerenciar melhor que informação é mostrada para quem, quando a sua lista de amigos acumula algumas milhares de pessoas é fácil esquecer quem tem acesso e quem não tem. Se você estiver se sentindo sobrecarregado pelo número de pessoas que você concordou em se conectar na rede social, está na hora de uma limpeza. Se você tem muitos amigos, isso pode levar um bom tempo fazendo manualmente. Uma opção é usar um script do GreaseMonkey chamado FacebookDeletes: isso pode ajudar você a apagar um monte de pessoas de uma vez e economizar um bom tempo.

Tem algum outro problema? Pergunte aos seus amigos!

Uma das coisas boas do Facebook é a possibilidade de fazer crowdsourcing, então quando você tem um problema, basta pedir aos seus amigos ajuda para encontrar a solução. Por exemplo, eu adicionei sem querer alguém como melhor amigo e comecei a receber notificações constantes de tudo que a pessoa postava. Isso era horrível e eu não fazia ideia do que estava acontecendo. Eu descrevi o problema em uma atualização de status, postei, e consegui uma solução alguns minutos depois. Eu tenho o luxo de ter assinantes no meu perfil, mas geralmente quando se trata de dúvidas sobre o Facebook eu recebo respostas dos meus amigos com quem convivo na vida real. Eles estão no Facebook mais do que eu, então quando eu aprendo coisas sobre a rede social muitas vezes é por causa deles (ou porque eles me pedem uma solução para algo). Pode ser senso comum, mas quando você tiver um problema com o Facebook, o próprio Facebook geralmente é o melhor lugar para procurar uma resposta.