_Tecnologia

[Lifehacker] Eu deveria usar uma capa no meu smartphone?

Querido Lifehacker, Eu irei comprar um aparelho novo esta semana e eu tenho pensado se devo ou não usar uma capa. A maioria dos meus amigos usa cases nos seus smartphones, mas algumas pessoas estão me falando para não comprar uma porque isso “acaba com o celular”. Eu preciso de uma opinião de quem está […]

Querido Lifehacker,

Eu irei comprar um aparelho novo esta semana e eu tenho pensado se devo ou não usar uma capa. A maioria dos meus amigos usa cases nos seus smartphones, mas algumas pessoas estão me falando para não comprar uma porque isso “acaba com o celular”. Eu preciso de uma opinião de quem está de fora. Convença-me: eu devo comprar uma capinha ou não?

Sinceramente,
Temendo Riscos

Caro Temendo,
Isso é uma daquelas discussões que irão continuar enquanto existirem smartphones. Muito disso é preferencia pessoal, algo que você só irá chegar a uma conclusão depois de usar o celular com um tempo tanto com e sem a capa. Entretanto, existem alguns pros e contras para cada lado – alguns óbvios e outros não-tão-óbvios. Eis aqui um resumo geral dos argumentos contra e a favor do uso das capas.

Equipe-se: Motivos para proteger seu aparelho

Você pode achar que cases são apenas para os bobões que se preocupam em manter o aparelho novinho em folha sempre, mas vai muito além disso. As coisas que você precisa considerar incluem:

Proteção contra queda: Veja bem, não importa quão cuidadoso você seja, a gravidade é mais forte que você. Você irá provavelmente deixar o seu telefone cair pelo menos uma ou duas vezes durante o tempo que você ficar com ele. Apesar disso, a quantidade de proteção que você precisa depende do seu aparelho: muitos aparelhos Android são mais resistentes, e mais propensos a sobreviverem uma queda ocasional (eu estou falando por ter muita experiência neste assunto). O iPhone 4 ou 4S por outro lado, apesar de ser muito bonito, é muito mais propenso a quebrar quando você o derruba, então o argumento para usar uma case fica muito mais forte.

Também vale mencionar que mesmo capas baratas podem te dar proteção contra queda ao prevenir que você derrube o aparelho em primeiro lugar. Muitos celulares têm traseiras particularmente escorregadias, e uma boa case pode adicionar um pouco de resistência para evitar que ele escorregue da sua mão direto para o concreto. Não é tão bom como pegar uma capa de boa qualidade, mas é melhor do que ficar pelado.

Proteção por motivos que vão além das aparências: Mesmo que você não se importe com um risco ocasional ou uma traseira despedaçada, uma queda pode prejudicar mais do que isso no seu aparelho. Alguns smartphones (como o iPhone) tem as lentes da câmera no nível da traseira, o que significa que é muito mais propício a arranhões e outros danos – o que pode fazer com que suas fotos fiquem horríveis. Você pode também danificar um dos botões no seu aparelho, o que poderia ser um problema muito mais chato de lidar do que apenas alguns arranhões.

Valor de revenda: Dito isto, mesmo que você não seja obcecado com os pequenos riscos no seu smartphone, muitas pessoas são – e apesar de se você derrubar o seu aparelho sem uma case ele ter chances de não quebrar, isso irá criar pequenos amassados e arranhões no seu celular que irão diminuir o valor de revenda. Colocar uma capa no seu aparelho é uma das melhores maneiras de trocar de celular sem gastar muito – então se você vende seus celulares antigos ao invés de guarda-los, uma case seria uma boa ideia.

Se destaque na multidão: Apesar de sempre ter um argumento para fazer para “individualidade”, uma case também pode fazer você se destacar de uma maneira prática. Da próxima vez que você estiver em uma reunião com os amigos, conte o número de pessoas no local que tem o mesmo smartphone que você. Agora imagine que nenhuma dessas pessoas tivesse cases em seus aparelhos, e deixassem os na mesa ou no balcão do bar (como muitas pessoas fazem). Boa sorte tentando encontrar o seu em um mar de aparelhos idênticos. Foto por FreshFiber.

Continue peladão: Os motivos para não usar uma case

Por outro lado, muitas pessoas são extremamente contra capas. Os motivos mais populares incluem:

Volume extra: esta é a razão mais óbvia e não precisa de muita explicação. Uma case irá adicionar mais volume ao seu aparelho, pura e simplesmente. As de silicone tornam mais difícil deslizar para dentro do seu bolso, e muitas pessoas acham que as capas cobrem o design do aparelho, o que muitas vezes é uma das razões pela qual você escolheu comprar o tal aparelho.

Uma capa não irá te salvar de todas as quedas: É um argumento meio fraco, mas é verdade: uma case não irá salvar milagrosamente o seu celular em todos os casos. Só porque você tem uma capa e um smartphone inteiro não significa que os dois estão diretamente ligados. Uma case macia irá te proteger melhor de quebras do que uma case rígida, e nenhuma case é completamente imune a danos – isso depende de como o seu celular atinge o solo. Ela certamente protege seu celular melhor do que não usar nenhuma case, mas se isso vale ou não os contras é algo que você precisa considerar sozinho.

Elas ficam sujas com facilidade: Quando você coloca uma case no seu aparelho, você está adicionando um monte de cantos e fendas pelas quais a sujeira pode entrar. E apesar de ser fácil de limpar, é um pouco chato, e se você for muito preguiçoso para limpar, você irá acabar com um aparelho que parece sujo.

Custo: Você pode conseguir uma capa simples por alguns trocados, mas quanto mais você gastar, mais proteção você terá – e uma vez que você começar a entrar no território das cases de qualidade, você pode acabar gastando mais de 100 reais. Isso não é horrível, mas é um valor meio alto – e se o seu celular chegar a quebrar, pode não ser tão caro quanto você imagina para consertar. A matemática aqui não é perfeita, tudo depende de que case você está cogitando, mas é algo para levar em consideração.

Calor: Nada irá matar sua bateria, deixar seu smartphone mais lento ou queimar um buraco no seu bolso como um dispositivo que superaquece, e uma capa só irá exacerbar esse problema. Se o seu aparelho é propenso a ficar um pouco quente, envolve-lo em uma case que não deixa espaço para ventilação não é uma boa ideia. Foto por Justus Bluemer.

Eu posso proteger meu smartphone sem uma case?

Se você decidir que não quer usar uma case, existem outras coisas que você pode fazer para deixar seu aparelho seguro. A melhor coisa é fazer um seguro. Algumas operadoras oferecem e algumas empresas terceirizadas também. Veja bem o que cada um dos planos cobre e se o valor compensa. Isso é bom se você for particularmente estabanado, mas novamente, pode ser mais eficaz consertar você mesmo o smartphone ou ir juntando esse dinheiro no seu próprio “plano de garantia extendida”.

Você também pode dar ao seu aparelho um pouco de proteção extra sem aplicar uma case completa. Protetores de tela podem não servir necessariamente só para telas, eles também podem proteger a traseira do seu celular de riscos, assim como impedir que ela se espatife completamente (já que ele irá manter todos os pedacinhos juntos caso quebre), além disso elas adicionam um pouco de resistência à traseira do seu smartphone para evitar que ele deslize da sua mão. E se, além disso, você quiser dar uma personalizada no seu aparelho, você pode pegar uma skin para o seu smartphone também. Foto por Brian nairB.

Novamente, no fim das contas, tudo se resume a preferência pessoal, quão estabanado você é, qual celular você tem, e como você está usando-o – se você regularmente faz caminhadas ou pratica esportes, ou gosta de impressionar seus amigos fazendo malabarismos com o iPhone, você pode querer dar uma olhada melhor nas cases. Se você for realmente cuidadoso, uma forma menos intensa de proteção pode ser o suficiente para você. Nossa recomendação: tente uma case e veja como você se sente com ela. Você sempre pode tirá-la e tentar das duas maneiras para decidir que método você prefere.

Sinceramente,

Lifehacker

P.S: Muitos de vocês provavelmente têm uma opinião sobre este assunto, então compartilhem o que vocês acham sobre isso nos comentários abaixo.

Sair da versão mobile