Para Chrome: durante o fim de semana, o Google revelou o Chrome Remote Desktop, uma nova extensão para Chrome que permite ao usuário controlar e organizar remotamente outra máquina com Mac, Windows ou Linux por meio do Google Chrome — desde que você tenha a extensão instalada em ambas as máquinas.

O Chrome Remote Desktop ainda está em beta, e requer que um humano esteja presente em ambas as máquinas para funcionar. Uma vez instalado, você pode iniciar uma sessão de compartilhamento, e o add-on oferece um código de autenticação que é preciso usar no outro computador, como quando o pessoal do help desk da empresa precisa se conectar a sua máquina para arrumar algo — agora você fará isso com sua família. Assim que a outra parte adicionar o código de acesso, ele poderá ver sua tela, poderá acessar seus arquivos, pastas, aplicativos, tudo isso via Chrome. O processo também funciona de forma reversa: alguém de sua família também pode arrumar seu computador, desde que eles forneçam o código de acesso.

O Google diz que o serviço é atualmente uma solução para compartilhamento entre duas pessoas apenas, mas que eles cogitam expandir o formato no futuro para pessoas que queiram acessar o próprio computador quando estiverem longe dele. Enquanto isso não acontece, o Chrome Remote Desktop está disponível para Chrome. [Chrome Remote Desktop via Google Operating System]