Se você quiser manter um controle maior sobre o Flash, Silverlight, Java e outros plug-ins, o Google Chrome permite – em suas versões beta, dev e canary – que você ajuste seus plug-ins para "Clicar para reproduzir" de forma nativa, sem usar extensões. Dessa forma, você quase nunca verá conteúdo na web sendo rodado automaticamente.

Para ativar o "Clicar para reproduzir", vá em Configurações, clique na aba "Configurações Avançadas" e clique em "Configurações de Conteúdo…". Na janela que aparece, você vai encontrar a aba de plug-ins, onde você pode configurar que apps de terceiros sempre sejam reproduzidos, reproduzidos apenas com um clique, ou nunca sejam reproduzidos.

Claro, você pode usar extensões como o FlashBlock para isso, mas elas vão se tornar obsoletas em breve – a função já virá embutida no Chrome, na próxima versão estável. (Por enquanto a função está disponível nas versões beta e dev.) Assim como no FlashBlock, você pode permitir que certos sites sempre carreguem seus plug-ins, ou permitir apenas uma vez que um site carregue tudo: basta clicar no ícone de quebra-cabeça na barra de endereços e escolher a opção adequada. [via #tips]