Por padrão, o Gmail salva automaticamente os detalhes das pessoas com quem você conversa por email. Isso ajuda na hora de encontrar um velho amigo entre os contatos, mas não quando você tenta domar uma lista enorme no Google Contacts. Agora, o Gmail oferece uma opção para desativar a adição automática de contatos, além de várias pequenas coisas para tornar sua experiência no Gmail mais agradável.

Para desligar a função de salvar contatos automaticamente, abra o Gmail, vá até Configurações e clique na aba Geral. O histórico de conversas com as pessoas para quem você mandou email ainda estará disponível para suas buscas, então você ainda vai encontrar contatos antigos – eles só não serão adicionados aos seus contatos.

Se você tem um smartphone com Android, ou se já sincronizou os seus contatos no Google em um aplicativo no computador, você sabe como é bom não ter centenas de pessoas aleatórias misturadas aos seus contatos de verdade. Uma função semelhante, para escolher uma lista “Meus Contatos”, já existe desde julho, mas agora você pode controlar todos os contatos, direto nas Configurações do Gmail.

Além desta novidade, a equipe do Gmail fez várias outras mudanças pequenas. Basicamente, são:

– Avisos melhores para erros de digitação nos endereços de email: o Gmail avisa você especificamente quais endereços que você colocou estão com problema, como esquecer o ponto no .com

– Menos pop-ups de erro chatos: você não recebe mais avisos quando tenta responder a mensagens na Lixeira; você consegue tirar a mensagem da lixeira e pronto.

– Transições mais fáceis entre ações: depois de criar um filtro baseado em uma mensagem, agora você volta para aquela mensagem.

– Guia de atalhos no teclado para todos: se você ativou os atalhos de teclado ou não, digitar ? mostra uma lista de atalhos de teclado, e oferece uma opção para você ativar os atalhos lá mesmo.

– Botão Atualizar: antes era um link, agora virou botão.

A novidade nos contatos ajudou você? Quais outros pequenos detalhes o Gmail deveria implementar? [Official Gmail Blog]