Você já deve ter visto aquele estranho "J", todo bonitinho, aparecendo ocasionalmente em emails. Contextualmente, presume-se que seja um emoticon. A verdade é que você mesmo pode estar enviando estes jotas sem perceber. Saiba porquê isso acontece e como resolver o problema.

Explica o blogueiro Chris Pirillo:

Por alguma razão inexplicável, algum brilhante engenheiro do Microsoft Office achou que seria uma boa ideia corrigir a digitação de ":)", substituindo-o por um emoticon renderizado em uma fonte específica, nos documentos de texto com formatação (e/ou emails em HTML). É por isso que as pessoas acham que você ficou louco por inserir uns jotas aleatórios nos seus emails – elas não têm a fonte necessária para exibir o emoticon nas suas máquinas. Por isso enxergam o J. 

A fonte que falta é nenhuma menos que a Wingdings, a divertida fonte feita de símbolos e imagens, com que todos os novos usuários do Word gostavam de brincar, mas que, funcionalmente, serve a muito pouco propósito. O Pirillo resolveu o problema no sistema dele simplesmente pedindo ao Office para passar a substituir ":)" por um caractere de emoticon em unicode – especificamente este aqui: ?. Essa opção fica no menu AutoCorreção.

É uma chatissezinha bem pequena no contexto geral das coisas, mas o Pirillo não é o único que se incomodou com ela. Se você recebeu ou enviou esses J-moticons e estava coçando a cabeça em relação ao motivo, agora você sabe porque isso acontece – e como fazer parar. [Chris Pirillo]