_Aplicativos

[Lifehacker] O melhor cliente de BitTorrent para Windows

Você tem diversas escolhas de cliente de BitTorrent para Windows, mas o uTorrent é sem dúvida o melhor que já usamos: ele é repleto de funções, bem leve e completamente gratuito. Nota: para quem ainda não manja muito sobre BitTorrent e quer aprender, veja o guia do Lifehacker com tudo sobre o BitTorrent. µTorrent Plataforma: […]

Você tem diversas escolhas de cliente de BitTorrent para Windows, mas o uTorrent é sem dúvida o melhor que já usamos: ele é repleto de funções, bem leve e completamente gratuito.

Nota: para quem ainda não manja muito sobre BitTorrent e quer aprender, veja o guia do Lifehacker com tudo sobre o BitTorrent.

µTorrent

Plataforma: Windows, Mac OS X

Preço: Gratuito

Página de download

 

Funções

– Baixar torrents (obviamente!) e gerenciar/priorizar vários torrents

– Procurar torrents direto no aplicativo

– Baixar torrents automaticamente através de feeds RSS de torrent

– Reproduzir e fazer streaming de arquivos de mídia enquanto você os baixa

– Configurar uma programação complexa de velocidade, para não usar banda quando você precisar dela para outras coisas

– Monitorar e controlar seus downloads de torrent remotamente, de qualquer computador ou celular

– Colocar marcadores nos torrents para organizá-los melhor

– Arrastar e soltar um arquivo ou vários no uTorrent para compartilhá-los de forma rápida com os amigos

– Avaliar e comentar em arquivos torrent de outros usuários

– Esconder quaisquer funções que não lhe interessarem para tornar a interface do uTorrent o mais minimalista possível

– Adicionar funções através do uTorrent App Studio

– Ajusta automaticamente o uso de banda, então se você estiver no Skype ou baixando outro arquivo da web, você não precisa se preocupar com o uTorrent

– Muitas outras funções avançadas

 

O que ele faz de melhor

O uTorrent faz algo que poucos outros aplicativos podem fazer: ele é repleto de funções, enquanto permanece bem simples e leve. Ele é perfeito tanto para usuários novatos como experientes, e você pode ajustar o uTorrent para funcionar bem em quase qualquer rotina de download. Você pode procurar torrents direto no programa ou através do seu site de torrents favorito, adicionar feeds RSS para download automático, ou até mesmo compartilhar arquivos com um simples arrastar e soltar. O controle automático de banda no uTorrent também é ótimo, mas se você preferir, você pode programá-lo para usar mais banda à noite (quando você usa menos seu computador) e menos durante o dia. A opção de fazer streaming de áudio e vídeo enquanto ele baixa o arquivo também é animal.

 

Como ele poderia ser melhor

Há muito pouco de errado com o uTorrent. Se você for um usuário bem avançado, talvez você prefira algo como o Vuze, mas para a maioria dos usuários, o uTorrent tem todas as funções que você poderia querer. Se você não gosta de software com código fechado, talvez seja melhor procurar em outro lugar – o uTorrent planeja até lançar uma versão paga! Mas fora isso, este é o melhor cliente de torrent que existe.

A concorrência

O uTorrent praticamente acabou com a concorrência, mas ainda há alguns programas alternativos a se observar. O Vuze é um cliente bastante popular para usuários mais avançados, oferecendo mais funções do que você precisa – o que seria ótimo, se isso não deixasse o programa mais lento. No entanto, se você quer configurar o arquivo BitTorrent, ou fazer streaming de filmes do BitTorrent para sua TV, vale a pena conferir o Vuze.

Apesar de o uTorrent ser bem leve e simples, alguns usuários mais minimalistas devem preferir algo com menos funções adicionais – para eles há o Tixati. Ele tem menos funções que o uTorrent, mas usa quase os mesmos recursos do sistema. Ele tem suporte a funções mais avançadas como links Magnet, controle de banda, RSS e mais, então se você não gostar do uTorrent, o Tixati pode ser uma boa alternativa.

Estas por enquanto são as únicas opções dedicadas para BitTorrent no Windows, mas hoje em dia as opções acima já devem bastar para quem quer baixar torrents. Você tem um favorito que não mencionamos?

Sair da versão mobile