O NPR explica que o "Free Public WiFi" nunca foi grátis, nem público, nem mesmo é um serviço de Wi-Fi. Isso provavelmente começou como uma pegadinha ou brincadeira, depois se espalhou pelo mundo por causa de um erro na versão pré-SP3 do Windows XP:

Quando um computador rodando uma versão mais antiga do Windows XP não consegue encontrar nenhuma das suas redes wireless "favoritas", ele automaticamente cria uma rede ad hoc com o mesmo nome da última rede na qual ele se conectou — neste caso, "Free Public WiFi". Outros computadores dentro do alcance desta nova rede podem vê-la, e muitos se conectam. Quem resiste à palavra "free"?

Se você clicou acidentalmente (ou não) para se conectar a uma rede com este nome, provavelmente não há problema, já que você provavelmente só tentou se conectar a um computador que estava anunciando a sua própria incapacidade de se conectar. Mas pode acontecer de alguém com malvadeza no coração permitir a conexão e tentar interceptar logins ou outros dados, então tente bloquear o seu computador de se conectar a redes com este nome. Na maior parte das vezes, as conexões realmente gratuitas têm nomes mais legítimos. [NPR]