O Opera 12, lançado hoje, oferece vários penduricalhos novos e mais diversão, bem como melhorias bastante úteis. Agora você pode aplicar um dos milhares de temas para personalizar o visual do navegador e acessar sites com mais tranquilidade sabendo que mesmo que um plugin trave, o Opera não irá junto.

Os temas funcionam da mesma forma que no Chrome e Firefox. No Opera, vá em Ferramentas > Aparência… e então navegue até encontrar um que lhe agrade e aplique-o. Um novo recurso bacana no Opera são os novos apps embutidos que usam a sua webcam: tire uma foto no estilo Polaroid ou divirta-se nesta cabine com fotos de si mesmo direto no navegador ou ainda brinque com um jogo onde você move a sua cabeça para desviar de asteroides. Maravilha. Talvez se você tiver tempo de ficar à toa?

Mais importante, o Opera 12 incrementou seus recursos de segurança de modo que está mais fácil agora ver rapidamente e entender as políticas de privacidade e aspectos de segurança dos sites (p. ex., se o site está acessando a sua localização).

Vários outros extras vêm com essa atualização, incluindo plugins que rodam em processo separado, carregamento de páginas e renderização mais rápidos, versões 64 bits para Windows e Mac e suporte a mais idiomas. Se o Opera 12 ainda não for rápido o bastante para você (e lembre-se que o Opera 11.6 ganhou um punhado de testes de velocidade no nosso comparativo de navegadores), você pode ativar a aceleração via hardware experimental.

Vá até o Opera.com para fazer o download (a instalação está bem rápida), ou leia mais sobre essa atualização aqui. [Opera]