Um conhecido ditado em inglês diz: “all work and no play makes Jack a dull boy” – numa tradução livre, “não dá só pra trabalhar, você tem que se divertir”. E você não precisa pagar por essa diversão. Eis os cinco lugares online mais populares para encontrar jogos gratuitos para relaxar neste fim de ano.

Foto por sqback.

Estes cinco sites foram escolhidos pelos leitores do Lifehacker. Os resultados foram tabulados e agora destacamos os cinco concorrentes mais populares.

Nota: se um site tiver exclusivamente jogos em Flash e HTML5, ele é classificado como “Online”. Se ele oferecer um mix de jogos no navegador e downloads, classificamos o site como “Online e Offline”. Todos os sites têm jogos gratuitos, e alguns têm jogos pagos também.

TIGdb (Online e offline, jogos gratuitos e pagos)

A Indie Game Database (TIGdb) é um catálogo gigantesco de jogos feitos por desenvolvedores independentes. Nem todos os jogos são gratuitos, mas dos 700 games disponíveis, mais de 70% são gratuitos – e os que não são, como o sucesso World of Goo, têm modo de demonstração e valem a pena ser adquiridos. Você pode navegar pelos jogos organizando-os por popularidade, mais recentes, nota, ou buscar na base de dados com filtros específicos.

Kongregate (Online, jogos gratuitos)

O Kongregate é uma fusão de rede social e plataforma de jogos. As pessoas não vão ao Kongregate só pra jogar um ou dois jogos em Flash e sair: elas se conectam, ganham emblemas e pontos, participam de desafios no site todo, avaliam jogos e mais. O Kongregate estimula ativamente o desenvolvimento de jogos independentes, oferecendo prêmios em dinheiro semanais e mensais para que os desenvolvedores enviem jogos novos. Você pode navegar pelos jogos por gênero, avaliação, popularidade e lançamento. Você não precisa de uma conta pra jogar no Kongregate, mas você vai ter que se registrar se quiser usar o sistema de emblemas/achievements e as funções de rede social do site.

MMOGame (Online e offline, jogos gratuitos)

O MMOGame tem o menor acervo de jogos dentre os quinze concorrentes listados pelos leitores no post anterior, mas não deixe que isto engane você. A ênfase do MMOGame é em jogos multiplayer de alta qualidade, com ótimos gráficos e com muito a se jogar (em vez de indexar um volume enorme de jogos triviais em Flash). Você sempre encontra centenas de milhares de jogadores online, imersos nos jogos (mais de 500.000 estavam logados de manhã quando este artigo foi escrito). O MMOGame oferece apenas jogos gratuitos, desde jogos de guildas mercantis, a jogos de aventura à la World of Warcraft, até games de construção de impérios intergalácticos.

JayIsGames (Online e offline, jogos gratuitos e pagos)

O JayIsGames é um blog dedicado a jogos casuais. Todo dia de semana, eles fazem review de novos jogos em Flash, e nos fins de semana eles avaliam downloads para Windows, Mac e Linux. Os jogos em Flash são quase sempre gratuitos, e os downloads são uma mistura de gratuitos com versões demo e jogos comerciais (mas ainda casuais). Os reviews são minuciosos, os screenshots são abundantes, e se você estiver procurando ótimos jogos casuais mas não quer ficar baixando e testando cada um deles, o JayIsGames é um bom lugar para começar.

Armor Games (Online, jogos gratuitos)

A Armor Games deve ter um dos designs mais espartanos dentre os quinze concorrentes que os leitores escolheram no post anterior, mas não deixe que isto engane você. Eles têm um catálogo enorme de jogos, e uma comunidade bastante ativa – na verdade, a equipe que cuida do site e os desenvolvedores são, quase todos, jogadores ativos. Você pode organizar os jogos por popularidade, nota e data de lançamento. Cada jogo tem informações adicionais, como o número de vezes que ele foi marcado como favorito, uma descrição detalhada, e um miniguia dos controles e atalhos do jogo.


Agora que você teve a chance de conhecer os cinco melhores sites de jogos online, é hora de votar no seu favorito:

Você tem mais recomendações de sites para jogos online? Compartilhe suas dicas nos comentários.