Quando o Google lançou a Chrome Webstore ontem, a grande pergunta na cabeça de muita gente era: "Qual a diferença desses apps para meus favoritos?" Então escolhemos os cinco apps de fato que se destacam.

Para ser honesto, tem muita coisa na Chrome Web Store que não entusiasma: muitos apps são basicamente links para webapps conhecidos. Isto não é necessariamente algo ruim: a web store ainda é um bom lugar para procurar e encontrar bons webapps para o que você precisa, e muitos dos webapps de hoje são incríveis graças a novas tecnologias, como o HTML5. Mas quando você encontrar os webapps, você vai ter basicamente algo bastante semelhante a uma página inicial como o myfav.es – ou a nova aba do Chrome, mais customizada. Se você queria que a Chrome web store fornecesse mais que um lugar para seus favoritos, estes cinco apps vão impressionar você.

Vale notar que a maioria destes apps não está disponível apenas no Chrome: como o Google já tinha informado, vários deles funcionam em qualquer navegador moderno – só não podem ser instalados em browsers que não o Chrome. O link direto para cada webapp, se houver, segue após o link de cada um na web store.

TweetDeck

Se você usa Twitter, Facebook, Foursquare ou Google Buzz, você provavelmente usa um cliente nativo de redes sociais como TweetDeck, o favorito do Lifehacker. A equipe do TweetDeck fez o app para Chrome do zero, trazendo as funções de clientes nativos, com as quais você já está acostumado, à janela do navegador: previsualização de imagens, organização por arrastar-e-soltar, e uma interface ágil e fluida tornam este webapp uma boa escolha. Ele ainda não tem todas as funções da versão para desktop, mas os desenvolvedores disseram que eles vão implementar novas funções primeiro no ChromeDeck, então ele estará sempre à frente – estamos ansiosos para ver onde isso vai dar. Este webapp do TweetDeck está disponível apenas para o Google Chrome.

TweetDeck (Chrome Web Store)

Aviary

O Aviary é como o Photoshop no seu navegador, e as funções que ele tem são impressionantes. Quer a prova? Veja o vídeo acima, de um gato saindo de uma pele com zíper. Apesar de com certeza não ser tão cheio de funções e fluido como uma versão para desktop, o fato de ele ser bastante utilizável e ágil o torna uma opção para fazer trabalhos gráficos de verdade, correção de cores nas suas fotos, e outras tarefas comuns que você faria no Photoshop – mas tudo no seu navegador. O Aviary tem suporte a camadas, uma variedade de fontes, e até filtros populares como desfocar, aumentar nitidez, detalhar relevo e mais. O lado negativo se concentra na quase ausência de atalhos de teclado. Esta não é uma ferramenta que você poderia usar tão rápido quanto seu aplicativo favorito de edição de imagens no desktop, mas você pode usá-lo para fazer a maior parte do seu trabalho gráfico em qualquer lugar.

Para criar gráficos vetoriais, o Aviary também tem um editor de vetores gratuito. Você também pode usar um editor simplificado todo em HTML5, e vários outros webapps de edição de imagem. Ainda existe a alternativa do Picnik, para quem usa Picasa ou Flickr. Ele não tem todas as funções do Aviary, mas tem funções comuns de edição de foto e se integra bem com sites de compartilhamento de fotos.

Aviary (Chrome Web Store)

Aviary (link direto)

SlideRocket

O SlideRocket diz ser seu substituto online para o PowerPoint, e apesar de ter uma interface que requer mais cliques que o necessário, ele é impressionante no geral. Ele não só é capaz de criar apresentações, como pode adicionar mídia e funções tão bem quanto um app pra desktop. Tudo o que você insere em um slide pode ser rapidamente arrastado e ajustado. Configurações básicas podem ser acessadas facilmente a partir de um painel na parte direita do app. O SlideRocket permite que você comece de uma seleção de templates básicos, ou você pode importar uma apresentação do PowerPoint que você já tenha começado. Quando você terminar, o SlideRocket permite que você compartilhe suas apresentações reproduzindo-as no app, exportando uma versão portátil para Windows ou Mac, ou exportando tanto para formato .ppt como PDF. A conta com 15MB de espaço é gratuita, mas o SlideRocket oferece mais espaço e funções para usuários pagos.

SlideRocket (Chrome Web Store)

SlideRocket (link direto)

Write Space

Nós adoramos ferramentas de escrita que minimizem distrações, e apesar de haver vários apps (e hacks) para escrever sem se distrair, o Write Space faz um bom trabalho de reunir todas essas funções na nuvem com o app para o Chrome. Ele é autosuficiente, ou seja: funciona offline, salva dados localmente, e salva constantemente seu trabalho. Ele também é bastante personalizável, deixando você mudar a fonte, plano de fundo, e outras coisas mais. E claro, você pode deixar o Chrome em tela cheia para uma experiência de fato sem distrações. Você pode até configurá-lo para fazer isto sempre que você o abrir, o que é bem conveniente. Tem algumas coisas que gostaríamos de ver neste app (como exportar os textos), mas este é um bom exemplo de uma experiência de app dentro do Chrome. Este app só funciona no navegador do Google.

Write Space (Chrome Web Store)

New York Times

Nós preferimos um webapp para ler várias publicações (seria bom um Flipreader pro Chrome!), mas o New York Times criou um webapp bem interessante para Chrome e outros navegadores. Se você gosta de ler o NYT, esta é uma forma excelente de obter suas notícias. A interface é simples e bonita, tornando bastante fácil navegar pelas notícias mais importantes nas várias seções do jornal. Se você não estiver satisfeito com o visual padrão, o webapp tem diversos temas para você escolher. No geral, é uma boa forma de se ler o New York Times, mas serve de exemplo do que outros apps de notícias deveriam ser quando lançarem versões para a Chrome web store. O app está disponível para qualquer navegador.

New York Times (Chrome Web Store)

New York Times (link direto)