Não importa quem você seja, você provavelmente já passou algum tempo discutindo na internet, e com alguém que você não acreditava ser tão incapaz de aceitar a verdade. Isto pode acontecer porque eles – e você mesmo – são suscetíveis a algo chamado “efeito backfire”.

“Backfire” é um tiro que sai pela culatra, algo que tem o oposto do efeito esperado. De acordo com o autor David McRaney, que postou sobre o assunto, nós temos uma tendência de acreditar nas coisas ainda mais quando nossas crenças são questionadas. A ideia básica vem de como lidamos com informação negativa versus informação positiva:



Mil comentários positivos podem passar despercebidos, mas uma crítica pode ficar na sua cabeça por dias. Uma hipótese sobre o motivo disto, e do efeito backfire, acontecerem é que você passa muito mais tempo considerando informações com as quais você discorda do que com informações que você aceita. Informações que se alinham com o que você já acredita passam pela mente como um éter, mas quando você cruza com algo que questiona suas crenças, algo que conflita com suas noções preconcebidas de como o mundo funciona, você forma seu julgamento sobre isto e o trata com mais atenção.

Alguns psicólogos especulam que existe uma explicação evolucionária para isto. Seus ancestrais prestavam mais atenção e passavam mais tempo refletindo sobre estímulos negativos, em vez de estímulos positivos, porque coisas ruins precisavam de uma resposta. Quem não conseguia responder a estímulos negativos não conseguia sobreviver.

McRaney cita vários estudos que mostram como as pessoas se dispõem a completamente ignorar provas científicas de que elas estão erradas. Visite o link abaixo para o post completo: é uma informação que vale manter em mente quando você resolver discutir na internet. E lembre-se: o efeito backfire vale para as outras pessoas e principalmente para você.

The Backfire Effect | You Are Not So Smart

Imagem por XKCD