Nós já sabemos que checamos o e-mail de forma um pouco exagerada e que a internet é algo crucial em nossa rotina matinal, mas o blogueiro Sid Savara explica que responder e-mails logo após acordar não adianta nada, apenas mata sua produtividade.

No resumo, é assim: se você começa o dia indo à sua caixa de entrada logo cedinho (como parte de nós costuma fazer), você perde qualquer chance que existia de se envolver de verdade em qualquer projeto que existia para sua manhã. Logo após acordar, você imediatamente já está se distraindo com as necessidades dos outros:

Assim que você acordar, trabalhe em algo importante para você de 30 a 45 minutos, e apenas após isso cheque o e-mail. Se você aguentar, espere ainda mais tempo. Em alguns dias eu não checo meu e-mail antes do almoço.

E quer saber? Durante todo o tempo que você estiver alheio a tudo que está acontecendo, você poderá se concentrar no que você quer trabalhar de verdade.

Você não fica sabendo dos problemas que terá de resolver, nem daquele desconto enorme que sua loja favorita está fazendo, nem perde tempo vendo aquele vídeo engraçado que seu camarada enviou.

No geral, Savara diz que o ideal é você já saber no que precisa trabalhar quando seu dia começa. Se o dia começa com uma checada no e-mail, você irá pular de uma para um milhão de outras coisas que supostamente merecem sua atenção, quando na realidade elas são menos importantes.

E o que você acha? Que e-mails na manhã só distraem e confundem, ou você acha que é capaz de separar as distrações das coisas que realmente merecem o posto de primeira atividade do dia? Conte-nos tudo nos comentários.

Foto por Roland Tanglao.

7 Reasons You Should Never Check Email in the Morning [Sid Savara via Hacker News]