Em 1° de julho, a Apple lançou a versão gold master do Lion para desenvolvedores – geralmente a última versão não-pública do OS X antes do lançamento oficial. Se você tem um Mac e quer atualizar logo quando ele estiver disponível, agora é a hora de checar seu hardware e fazer algumas limpezas no sistema, para garantir que você poderá baixar o Lion no dia em que for lançado. A MacWorld fez uma lista do que você precisa para se preparar.

A maioria dos Macs de 2006 pra frente deve ser compatível com o Lion sem problemas; os requisitos mínimos de hardware são 2GB de RAM, 4GB de espaço livre em disco, e processador Intel que seja pelo menos Core 2 Duo, i3, i5, i7 ou Xeon. E você já precisa ter o Snow Leopard (OS 10.6.6 ou superior), já que o Lion estará disponível apenas através da Mac App Store, loja que só existe no Snow Leopard.

Você não vai querer preencher apenas os requisitos mínimos, então talvez valha a pena adquirir mais RAM, ou comprar outro Mac com o Lion pré-instalado. Se você não gosta da velocidade do Snow Leopard no seu computador, melhor atualizar seu hardware.

Depois que você garantiu os requisitos mínimos, é uma boa ideia fazer backup, rodar as atualizações de software da Apple, e verificar atualizações para os programas de terceiros que você usa. Também desative o FileVault, porque o Lion usa um novo método de criptografia. A MacWorld Brasil tem o guia completo com mais detalhes: [MacWorld Brasil]

Foto por Corey Leopold/Flickr