Firefox/Chrome: As telas pequenas dos netbooks fazem a gente aproveitar cada pixel do aparelho. O script de usuário Mini Wide para Gmail adiciona um atalho de "modo netbook" no Gmail, que remove a barra de navegação e as propagandas laterais para dar à sua caixa de entrada um visual simplificado, adequado para netbooks e focado nos e-mails.

(Clique na imagem acima para ver maior.)

Uma vez instalado, basta teclar "w" para mudar entre o design padrão do Gmail e o modo netbook. É só isso. Se você manja dos atalhos de teclado no Gmail, a falta da barra de navegação não faz diferença — e, se você quiser, é só teclar "w" para voltar ao design padrão. O script às vezes pode causar problemas (por exemplo, eu não consegui usar a navegação pelos marcadores através das teclas "g" e "l", só quando desliguei o modo mini), mas é um bom começo e pode ser bastante útil pra quem usa netbook.

Você precisa instalar o complemento Greasemonkey para instalar o script no Firefox; o Chrome, por sua vez, suporta a instalação de scripts como extensões, então basta ir na página do Mini Wide e clicar em "Install". [Better Gmail: Mini Wide via gHacks]

NT: O tema que o Adam Pash usa é o Ocean Pacific.