Se você rooteou seu celular (e a maioria deve ter feito mesmo), você pode baixar o SetCPU do market e usá-lo para controlar a velocidade clock da CPU do smartphone. É bem útil se você tem um celular mais antigo e quer que ele fique um pouco mais rápido, ou se você tem um novíssimo celular com AMOLED com um processador absurdo e quer diminuir toda essa força para economizar a preciosa bateria.



Uma das opções mais bacanas do SetCPU, além de sua função básica, é a criação de perfis. Você pode fazer o SetCPU mudar a velocidade do processador baseando em um número escolhido de características. Por exemplo, você pode deixar seu aparelho com clock máximo sempre que ele estiver com bateria acima de 50%, mas que diminua a velocidade de processamento quando a energia estiver chegando no fim (se você não quiser o overclock o tempo todo). É possível também configurá-lo para voltar à velocidade padrão caso a temperatura da CPU aumente muito, e também dar a esse perfil prioridade sobre os outros, para ter certeza de que seu processador não vai tostar. É bem prático, e ajuda a ter a melhor experiência possível no celular, seja ele velho e lento ou novíssimo e veloz.

O SetCPU custa U$ 1,99 para aparelhos com Android. Caso você seja um brasileiro apressado, quem tiver um Droid terá de usar um kernel personalizado já citado antes, e quem tiver um Evo/Incredible/Desire terá de abrir o menu do SetCPU e clicar em Disable Perflock.

SetCPU [via #dicas]