O Google Now é um dos recursos mais legais do Android 4.1 Jelly Bean, mas se você está usando uma ROM do Ice Cream Sandwich, você já pode tê-lo em seu celular — infelizmente, sem os recursos dependentes da busca por voz — com alguns pequenos truques.

Isso só funciona em ROMs AOSP do Ice Cream Sandwich, então você não terá sucesso se estiver rodando… digamos… uma ROM do ICS com a Sense, da HTC — você precisará de algo como o CyanogenMod 9. E também não é perfeito, já que a pesquisa por voz não está funcionando, mas você ganha acesso à esperta integração com o Knowledge Graph do Google. Para ter o recurso funcionando, baixe o APK e siga os seguintes passos:

1. Abra o Root Explorer ou outro gerenciador de arquivos preparado para root e vá ao /system

2. Toque no botão “Mount R/W”, então role até build.prop e aperte e segure. Toque em “Open in Text Editor”

3. Encontre a linha que diz ro.build.version.sdk=15 e mude-a para ro.build.version.sdk=16. Pressione o botão de menu e toque em “Save and Exit”

4. Vá até /system/app e aperte e segure em GoogleQuickSearchBox.apk. Renomeie esse arquivo para GoogleQuickSearchBox.apk1. Se o arquivo não existir (não tinha aqui), ignore essa etapa

5. Reinicie o celular e instale o APK do Google Now, disponível aqui

6. Volte e edite o build.prop como descrito no passo dois, e mude a linha ro.build.version.sdk de volta para 15.

7. Reinicie o seu celular pela última vez.

Novamente, nem tudo funciona perfeitamente e sem a pesquisa por voz, é metade bom do que é a versão real, completa, mas ainda assim é muito melhor do que o app atual de pesquisa do Google. Você ganha a pesquisa avançada baseada no Knowledge Graph, bem como os cartões inteligentes para coisas como previsão do tempo, restaurantes por perto e mais. Note que cada celular é diferente, então os resultados podem variar — clique no link ao lado e veja o que acontece. [XDA Developers via Talk Android]