_Dicas

[Lifehacker] Tudo bem usar uma HDTV como monitor do computador?

Querido Lifehacker, Querido Lifehacker, estou indeciso entre comprar um novo monitor de computador ou uma HDTV para usar com meu PC. Já que monitores grandes (por exemplo 27 polegadas) tem o preço muito similar de uma HDTV de um tamanho decente (digamos 32 polegadas ou menos), qual você escolheria? Assinado, Confuso Com Monitores Caro Confuso, […]

Querido Lifehacker,

Querido Lifehacker, estou indeciso entre comprar um novo monitor de computador ou uma HDTV para usar com meu PC. Já que monitores grandes (por exemplo 27 polegadas) tem o preço muito similar de uma HDTV de um tamanho decente (digamos 32 polegadas ou menos), qual você escolheria?

Assinado,
Confuso Com Monitores

Caro Confuso,

Imaginar usar o seu computador em um monitor grande de 32 polegadas é bem empolgante, mas não necessariamente vai funcionar como você espera. Considere dois pontos chave para te ajudar a fazer a sua escolha: para o que você usa o seu computador e as saídas de vídeo disponíveis no seu computador. Vamos começar dando uma olhada no seu uso primário.

Qual seu uso primário?

O fator decisivo se você pode usar uma HDTV no seu PC é a para que você usa o seu PC. Uma tonelada de variáveis influenciam no seu uso diário, mas é provável que você caia em uma das duas categorias mais básicas: um usuário regular de PC ou um usuário de entretenimento. Um usuário regular pode incluir tudo de enviar alguns e-mails até trabalhar no Photoshop o dia inteiro, enquanto entretenimento significaria que você passa a maior parte do seu tempo assistindo filmes ou jogando. A resposta para a pergunta se uma HDTV funciona bem como um monitor de computador depende de para que você usa o seu computador.

Computador no dia-a-dia

Se você passa mais tempo no seu computador navegando por artigos na internet, lendo e-mails, escrevendo, ou qualquer coisa parecida, o maior problema que você terá com a tela maior da HDTV é a resolução menor. O texto irá parecer borrado e difícil de ler – especialmente de perto – quando comparado com a maioria dos monitores de alta-resolução. Lembre-se, quando se trata de monitores, a resolução importa mais. Uma HDTV de 32 polegadas pode ter a mesma resolução de um monitor 27 polegadas (assumindo que ambas sejam 1080p), mas esticada em cinco polegadas. Isso deixa tudo um pouco borrado e não ajuda na leitura.

Se você for procurar uma HDTV abaixo de 32 polegadas, você ficará preso a uma resolução 720p se quiser uma opção barata. Depois de testar por mim mesmo em uma TV Vizio de 27 polegadas de baixa qualidade, eu não iria querer usar a TV no dia-a-dia porque o texto fica borrado e difícil de ler.

O outro problema é a ergonomia e o tamanho de uma HDTV. Conforme falamos antes, o topo do monitor deveria ficar duas ou três polegadas acima do nível dos olhos. Isso pode ser difícil com uma tela grande a menos que você seja muito alto ou sente em um lugar elevado.

Então se o uso principal para o seu computador são coisas mais básicas, você ficará mais confortável e terá uma experiência melhor com o monitor de 27 polegadas já que ele normalmente tem uma resolução mais alta e é mais fácil de ajustar ergonomicamente. Se você usa seu computador para entretenimento, é uma história completamente diferente.

Entretenimento

Quando o uso principal do seu computador está ligado a jogar ou assistir filmes, uma grande HDTV como monitor é uma ótima experiência, com algumas ressalvas. Primeiro, o mesmo problema de ergonomia se aplica, então você precisa ter uma mesa organizada de uma maneira que você possa sentar um pouco distante da tv. Segundo, a resolução maior de 1080p é uma melhor pedida se você estiver usando uma parte do tempo como monitor de computador, então o custo pode ser um pouco maior.

Dito isto, como uma solução de entretenimento tudo-em-um ela pode funcionar muito bem. Você irá precisar rearranjar algumas coisas para que ela seja confortável de usar, mas se você conseguir arrumar tudo, ela vai servir bem ao propósito.

Você também pode querer considerar usar a HDTV como um segundo monitor em uma configuração dual monitor e manter o seu monitor atual para navegar regularmente no browser ou escrever e-mail. Isso te dará o melhor dos dois mundos, mesmo que ocupe muito espaço na mesa.

Foto por archi4oz.

Assegure-se que o seu computador pode se conectar a uma HDTV

Se você decidir que uma HDTV é o melhor para a sua necessidade, você precisa se assegurar que o seu PC tem a capacidade de transmitir vídeo para uma HDTV. Normalmente PCs tem pelo menos uma das três opções de enviar vídeo para uma TV ou monitor.

– HDMI: Se o seu PC tem uma placa gráfica high-end nova é bem provável que tenha uma saída HDMI. Esse é o jeito mais fácil porque tudo que você precisa fazer é conectar um cabo HDMI padrão para conectar o computador à TV.

– DVI: Se o seu computador tem uma saída DVI, você pode conectá-lo diretamente na sua TV com um cabo DVI para HDMI como este aqui. Algumas HDTVs tem uma entrada especial chamada DVI/HDMI ou PC/HDMI que ajuda a TV a identificar melhor a resolução. Conecte o cabo na entrada recomendada atrás da TV. Se não existir essa opção, qualquer entrada HDMI deve funcionar. Entretanto, as saídas DVI não enviam áudio como a HDMI, então você terá que conectar seu PC na TV com cabos RCA também.

– VGA: A saída VGA permite que você conecte através de um cabo VGA, mas não é um sinal digital, então a qualidade não será tão boa quanto um DVI ou HDMI. Ela ainda irá funcionar, mas não com a mesma nitidez. Assim como o DVI, o VGA só funciona para vídeo, então você terá que levar o áudio para a TV com outro cabo.

O próximo passo é se assegurar que a sua placa de vídeo pode gerar a resolução da televisão ou monitor que você está pensando em comprar. Os monitores LCD mais baratos de 27 polegadas normalmente tem a mesma resolução de uma HDTV 1080p: 1920×1080. Você pode checar a resolução máxima no manual da placa, ou se você usar Windows, clique em Painel de controle > Vídeo > Configurações > Avançado > Listar todos os modos. No Mac você precisa consultar o manual.

Basicamente, tudo depende do seu uso. Passa muito tempo jogando no PC e assistindo Netflix? Pegue uma HDTV. Prefere trabalhar e ler no pc? Melhor ficar com um monitor menor.

Atenciosamente,
Lifehacker

PS: Você usa seu PC com uma HDTV? O que acha disso?

Sair da versão mobile