O Ubuntu é a distribuição mais popular do Linux disponível hoje, e lançou o que pode ser seu maior conjunto de mudanças até hoje. A versão 11.04, ou Natty Narwhal, veio não só com atualizações para quase todos os programas e serviços centrais do sistema, como traz uma interface Unity completamente renovada.

No início do mês, o Lifehacker fez um grande tour pela versão beta do Ubuntu 11.04, e mostrou as novidades: instalação mais fácil do Ubuntu, barras de menus como no Mac OS X, novos programas por padrão – e claro, a interface Unity. Também é possível experimentar certos programas antes de baixá-los, algo que mencionamos antes. As coisas só melhoraram desde então: a versão beta estava com alguns probleminhas, mas a 11.04 final está de fato finalizada e estável.



Gostando ou não, a interface Unity chegou para ficar. Ela passou por uma grande atualização desde a versão 10.10. No entanto, a interface ainda repousa sobre o ambiente de desktop GNOME (2.x, não a versão 3) – então as coisas não estão muito diferentes, depois que você aprender algumas mudanças básicas no controle e no layout. Vale notar, no entanto, que os usuários podem escolher a interface clássica do Ubuntu direto da tela de login, para voltar a uma área de trabalho mais familiar e mais parecida com o GNOME.

O Ubuntu 11.04 também está disponível em diversas variantes, incluindo o Kubuntu (com KDE), o Xubuntu (mais leve), o Edubuntu, e mais. Estas versões permitem que os usuários tenham todas as funções atualizadas do sistema operacional, enquanto usam a interface que preferem, como a KDE ou a XFCE.

Como sempre, o Ubuntu é gratuito para todos, e roda em uma gama ampla de computadores. Baixe-o no link a seguir e nos diga o que você achou dele.

Ubuntu