Se você passou recentemente mais de 5 minutos navegando pela Internet, sem dúvida você teve que lidar com webmasters gananciosos atacando seus leitores com horríveis anúncios e outros – mas o Firefox faz com que seja fácil retomar o controle.

 

Bloqueie anúncios desnecessariamente irritantes

Não há dúvidas de os anúncios irritantes estão fora de controle na Internet esses dias – você mal pode mexer o seu mouse por uma página sem eles aparecerem do nada, se movendo pra lá e pra cá, dominando a tela ou fingindo ser uma caixa de diálogo indicando o Fim dos Tempos caso você não pague por uma busca pelo sistema AGORA. Estes anúncios podem ser colocados nos seus devidos lugares usando a extensão predileta de todos, a Adblock Plus. O Gizmodo é, logicamente, um site sustentado por propaganda, então ficaríamos eternamente gratos se você nos colocasse na lista branca, mas ele fará maravilhas com aqueles anúncios intrusivos, piscantes, surpreendentes e perturbadores por toda a Internet.

 

Desligue sons que tocam sozinhos

Tão irritantes quanto os anúncios e os textos piscantes podem vir a ser, nada é mais embaraçoso do que entrar em uma página e todos ao seu rodar começarem a ouvir sons de um burro relinchando emanando dos seus alto-falantes em um volume ridiculamente absurdo. Por sorte, o Firefox também soluciona este problema com facilidade – mas é bom você ainda cogitar o uso de fones de ouvido caso você esteja em um escritório (mesmo que eles não estejam conectados a nada). Você pode bloquear a maior parte da música e/ou sons tocados automaticamente com a extensão Flashblock, mas como as pessoas ainda podem dar embed em mídia diretamente na página, dê uma olhada na extensão Stop Autoplay para uma ferramenta que lida com ambos os problemas.

 

Evite que sites redimensionem as janelas e desativem menus

Quantas vezes você clicou em um link e a janela do seu navegador foi redimensionada e deslocada para um canto da tela, ou clicou com o botão direito em uma página e viu uma mensagem dizendo que o webmaster sem-noção desativou o menu de contexto da página? Por sorte, o Firefox faz com que tudo isso seja fácil de desativar – bastar ir ao painel de Opções → Conteúdo → JavaScript → Avançado e remover as caixas de seleção.

 

 

 

Desative a guia Blink

Só podemos assumir que a guia <blink> é o resultado de alguma piada tosca perpetrada pelos nerds que criaram o HTML e o Firefox facilita desativá-la. Basta digitar about:config na sua barra de endereço, filtrar browser.blink_allowed e dar duplo clique para definir o valor para falso. Quando você fizer esta alteração, você não terá que lidar com comentadores chatos que se acham engraçados, provocando convulsões pela Internet.

 

Desative texto piscante no Firefox

 

Bloqueie favicons animados

Este é um dos incômodos que não são terrivelmente prevalentes (ainda), mas se você precisa usar com frequência um site com ícones animados na barra de endereço, ele rapidamente passará a ser bastante irritante. Infelizmente, não há configuração rápida para desativar a animação, mas você pode usar o Adblock para desativar o favicon específico ou usar a extensão Favicon Picker para selecionar um ícone novo e mais amistoso para aquele site daquele webmaster sem-noção.

 

Como bloquear favicons animados perturbadores

 

Impeça a atualização automática das páginas

Sempre que um site quer artificialmente aumentar o número de pageviews, eles só precisam é definir um meta tag na página que faz com que o seu navegador recarregue a página a cada x minutos. Claro, até há os motivos legítimos para a atualização automática de páginas, mas se esta em particular está te levando à loucura, você pode digitar about:config na sua barra de endereço e definir o valor de accessibility.blockautorefresh para verdadeiro. Você acabará ficando com uma mensagem na janela da página dizendo que o Firefox bloqueou a página de se atualizar, mas é melhor do que ficar gastando a sua banda larga.

 

Desative a atualização automática de página

 

Clicando e clicando em múltiplas páginas

Uma das minhas chateações prediletas são aquelas sites que separam cada artigo de um único parágrafo em sua própria página repleta de anúncios e 437 links “Próximo” para você clicar antes de poder ler o troço todo. O triste é que eu só estou exagerando ligeiramente – isso é um problema sério, mas também há uma pancada de extensões que podem ajudá-lo a lidar com isso. Você pode optar pelo AutoPager, Skipscreen, repagination, PageZipper, Unlinker, e até mesmo o bookmarklet Antipagination para carregar a próxima página em série sem ter que recarregar tudo. Cada uma das extensões funciona um pouco diferente e nenhuma delas funciona tão bem quanto simplesmente boicotar estes sites particularmente hostis aos seus leitores.

 

Greasemonkey e Stylish lidam com o resto

Se você tem alguma chateação em particular que ainda não foi solucionada, você pode simplesmente instalar as extensões Greasemonkey ou Stylish e começar a personalizar as suas páginas favoritas de forma que elas operem do jeitinho que você quer que elas operem. Se você não sabe criar os seus próprios scripts, você pode ir até o userscripts.org ou userstyles.org para customizações criadas pela comunidade – ou dar uma olhada nos nossos 10 maiores scripts Greasemonkey, edição 2009.

 

 


 

 

Você tem alguma chateação em particular ou algo que simplesmente o enlouquece na Internet hoje em dia? Diga-nos como você solucionou o problema aí nos comentários.