_Telecomunicações

Ligações de fixo para celular ficam até 22% mais baratas ainda este mês

Nos últimos anos, a Anatel vem fazendo as operadoras reduzirem gradualmente as tarifas de ligações fixo-celular. Isso continua este ano.

Nos últimos anos, a Anatel vem fazendo as operadoras reduzirem gradualmente as tarifas de ligações fixo-celular. Isso continua este ano: as chamadas desse tipo ficarão até 22% mais baratas.

>>> Ligações para celular de outra operadora vão ficar mais baratas

As novas tarifas começam a valer em 24 de fevereiro; o valor varia se a chamada for local ou DDD. Funciona assim:

Essa redução acontece uma vez por ano graças ao Plano Geral de Metas de Competição da Anatel, que começou a valer em 2012. Nos últimos três anos, as tarifas fixo-móvel caíram até 38%.

A redução é gradual para agradar às operadoras. Isso pode impactar o faturamento delas, mas como é algo previsível – acontecendo uma vez por ano – elas podem se preparar melhor. A ideia da Anatel é que as operadoras ganhem por maior quantidade de ligações, em vez de ganhar por minutos mais caros.

A Anatel também fará cair a tarifa de chamadas entre celulares: a agência está reduzindo a tarifa de interconexão, cobrada em ligações para outra operadora. O objetivo é acabar com o “efeito clube”, no qual ligações para a mesma operadora são muito mais baratas. [Anatel via Olhar Digital]

Foto por Tom Page/Flickr

Sair da versão mobile