A Anatel decidiu nesta quinta-feira que as ligações do fixo para o celular ficarão mais baratas. A redução é de 18,6% para a Oi em alguns estados, e de 8,8% para outros estados e operadoras. Por que a diferença?

Nos estados onde a Oi assumiu a Telemar, a redução será maior: devido a questões judiciais, as tarifas dela não sofreram redução no ano passado.

Os estados onde a Oi reduzirá a tarifa em 18,6% são: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.

Nos outros estados e operadoras, vale a redução de 8,77% – houve uma redução semelhante no ano passado. A regra também se aplica a ligações interurbanas fixo-celular, não apenas locais. As tarifas mais baixas começam a valer em abril.

Segundo o Estadão, com esta medida o minuto da ligação fixo-celular ficará em média R$ 0,04 mais barato. Há cerca de um ano, a Anatel anunciou a intenção de baratear as ligações fixo-móvel: até 2014, a redução total deve ser de 21%.

E as chamadas de um celular para outro, especialmente entre operadoras diferentes? A Anatel também está trabalhando nisso: no ano passado, ela anunciou a redução de 21% nas taxas de interconexão – a nova regra começa a valer este ano. Agora a agência dará um prazo de 20 dias para as operadoras móveis reduzirem suas tarifas. [Anatel via Estadão]

Foto por Pablo Calvog/Shutterstock