Ela pode estar moribunda ultimamente, mas, em 53 anos, a Sony criou alguns dos gadgets mais fantásticos da história. Alguns deles mudaram o mundo para sempre.

Clique na imagem acima para visualizar a linha do tempo em 2.800 x 1.188 pixels.

Eu olho para trás e me pergunto o que há de errado com a Sony. Sim, ela errou algumas vezes, como com o Betamax, mas no geral sempre foi uma empresa inovadora, abrindo novas categorias de produtos.

Algumas de suas obras, como o Trinitron e o Walkman, mudaram a nossa maneira de entender TV e música. As séries profissionais U-matic e Beta fizeram o mesmo, democratizando a produção de filmes e vídeos. O PlayStation impulsionou os gráficos 3D no mundo dos games grandiosamente, destronando a Nintendo. Até mesmo seus radinhos foram inovadores, sem contar os assombrosos designs do passado.

Hoje, os designs de seus produtos não têm graça. E sua tecnologia, com algumas exceções que têm réplicas de outros fabricantes, também não traz muitas novidades. Não há inovações revolucionárias de verdade. Parece apenas uma gigante sobrevivendo em um mundo onde outras marcas carregam a tocha que foi dela por décadas.

Veja a linha do tempo e admire-se com todos os “primeiros produtos do mundo” que ela lançou.  Tenho certeza de que você sentirá a mesma coisa.

[Odelia Lee e Andrea Wang colaboraram na criação dessa linha do tempo.]

[Emerson Kimura: Para ser breve, digo apenas considero as críticas do señor Diaz um pouco exageradas.]