Surpreendentemente para ninguém, o homem que inventou o sistema operacional open source mais popular do mundo adora o fato de que o seu celular rode uma versão de Linux. Mas só o Linux não foi suficiente para que Linus se convencesse, não senhor. Os telefones anteriores dele, de fato — aqueles que ele usava basicamente para "jogar Galaga" em voos longos –, também usavam Linux de uma forma ou de outra. O que eles não tinham eram algumas fagulhas.

As capacidades de multitoque e o GPS foram as fagulhas que finalmente convenceram Torvalds a trocar de aparelho e se converter. E convertido ele está: ontem ele escreveu que o Nexus One "é um vencedor", e que ele não mais carrega o celular por obrigação para o caso de precisar em uma emergência, mas sim por prazer.

Então, Google, enquanto você corre atrás do prejuízo com os centros de suporte ao cliente e olha com olhos de peixe para as vendas de smartphones de outras empresas, vejam as coisas pelo lado bom: em algum lugar, o criador do Linux está jogando Galaga no seu Nexus One. [Linus Torvalds via Laughing Squid]