_Tecnologia

Os 325 sites de compras que você deve evitar no Brasil, segundo o Procon

Está chegando mais uma edição da Black Friday, e seguindo os diversos esforços feitos para que consumidores não sejam enganados por aqui, o Procon atualizou sua lista de sites de comércio eletrônico não recomendados: agora são 325 lojas. Em relação à lista divulgada em outubro, três novos nomes foram incluídos: o Baratoajato.com.br, que acumulava reclamações […]

Está chegando mais uma edição da Black Friday, e seguindo os diversos esforços feitos para que consumidores não sejam enganados por aqui, o Procon atualizou sua lista de sites de comércio eletrônico não recomendados: agora são 325 lojas.

Em relação à lista divulgada em outubro, três novos nomes foram incluídos: o Baratoajato.com.br, que acumulava reclamações mas ainda não estava na lista negra do Procon; o Myamivendas.com e Miamicelular.com.

A inclusão dos sites na lista negra depende de reclamações feitas por consumidores. Quando um site recebe muitas reclamações, o Procon notifica a loja. Quando não obtém resposta nem consegue estabelecer qualquer tipo de comunicação, o Procon dfine que foi impossível “qualquer tentativa de intermediação entre as partes” e pronto, a recomendação é que você evite essas lojas.

A lista completa pode ser conferida abaixo:

A Black Friday deste ano ocorre nesta sexta-feira, dia 29. É bom seguir algumas dicas para evitar ser enganado – vale lembrar que é bem comum sites inflarem o preço de produtos para oferecer um desconto maior do que realmente é, por exemplo. Há um esforço para que isso não ocorra novamente em 2013, mas, bem, o primeiro teste não foi lá muito bem sucedido. [UOL]

Imagem via mtkang/Shutterstock

Sair da versão mobile