_Instagram

Agora é possível ver lives do Instagram pelo computador

O Instagram passou a permitir que os usuários assistam lives (transmissões ao vivo) acessando a rede social por meio de um navegador de computador.

Pessoa tirando foto do logo do Instagram

Crédito: Getty Images

Quando o Instagram anunciou a possibilidade enviar mensagens diretas via computador, eu havia reclamado que faltava a função de poder ver lives pelo computador — já que, neste tempo de quarentena, todo mundo está fazendo essas transmissões ao vivo. Pois bem, aparentemente o Instagram passou a liberar a função neste fim de semana para algumas pessoas.

Consultado pelo Gizmodo Brasil, o Instagram informou que a funcionalidade, na verdade, está em fase de testes. “Sabemos que as pessoas estão usando o Instagram para se manterem conectadas e entretidas, por isso estamos testando uma maneira para que possam assistir conteúdo Ao Vivo do Instagram na versão web”, informou um porta-voz do Facebook.

A utilização do recurso é bem parecida com a versão mobile. Basta acessar o Instagram via web (instagram.com), fazer login e clicar sobre o perfil que estiver fazendo uma live.

Outra possibilidade importante para os criadores de conteúdo é que agora eles poderão salvar suas lives diretamente no IGTV para que as pessoas possam ver a transmissão após ter sido finalizada.

Função salvar no IGTV. Crédito: Instagram

Além disso, estamos anunciando um teste para permitir que as pessoas possam facilmente salvar seus vídeos Ao Vivo diretamente no IGTV, para preservar esses momentos Ao Vivo e fazer com que o conteúdo permaneça disponível por mais que o limite de 24 horas do Stories e possa ser encontrado por outras pessoas.

Confesso que notei a funcionalidade neste fim de semana enquanto via alguns Stories: notei que uma pessoa que eu seguia estava assistindo a uma transmissão ao vivo pelo computador. Na hora, liguei o computador e consegui ver a live.

O recurso de ver lives pelo computador é particularmente interessante, pois, por mais que o conteúdo seja feito pensado no ambiente móvel, às vezes enche o saco ficar segurando o smartphone durante transmissões que duram muito tempo. Sem contar que a bateria pode acabar a qualquer momento e é chato ficar segurando o aparelho enquanto ele está na tomada.

Outra vantagem notada pelo Android Police é que os comentários da transmissão ao vivo ficam no lado direito. Pelo smartphone, os comentários ficam em uma janela transparente na parte de baixo, o que pode ser especialmente ruim no caso de lives feitas entre duas pessoas, já que fica na frente do usuário da metade inferior do vídeo.

A funcionalidade vem em boa hora, já que está rolando um boom de lives em todas as redes sociais em que é possível fazer uma transmissão ao vivo, como YouTube, Twitter, Facebook e o próprio Instagram.

[Android Police]

Atualização (17/4): foi incluída a informação sobre salvar lives no IGTV

Sair da versão mobile