Estudo indica que livros físicos ainda estão vendendo mais que os e-books

O estudo, que pediu aos entrevistados para descrever suas compras de livros em 2020, descobriu que os e-books ainda não substituíram o papel na maioria dos países.
Foto: STR/Contributor (Getty Images)

De acordo com um estudo da Statista’s Advertising & Media Outlook, as vendas de e-books ainda não conseguem competir com as vendas de livros físicos, especialmente durante este período de pandemia. O estudo, que pediu aos entrevistados para descrever suas compras de livros em 2020, descobriu que os e-books ainda não substituíram o papel na maioria dos países.

“Nos Estados Unidos, por exemplo, onde os e-books são muito populares, estima-se que 23% da população tenha comprado um e-book no ano passado, em comparação com 45% que comprou um livro impresso”, escreveu o pesquisador Felix Richter.

A China, em particular, é um caso interessante de ressaltar: os e-books e livros impressos estão quase se equiparando, com 24% dos entrevistados dizendo que compraram um livro digital contra os 32% que compraram o livro impresso. Essa disparidade não é bem explicada, mas considerando que a Ásia, de forma mais ampla, está na esteira da leitura por smartphone há muito tempo, testemunhada pela moda dos anos 2000 de best-sellers “escritos para celulares” no Japão, ainda é uma descoberta interessante.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Como um ávido leitor e escritor (e tecnófilo), sinto que sou um entusiasta dos e-books, e continuo esperando que eles superem os livros impressos em algum momento no futuro próximo. Por isso, acho que esses estudos podem ser tendenciosos com os leitores que participam de suas pesquisas, o que pode resultar na distorção de algumas descobertas. Dito isso, nada foi muito surpreendente. Mas, é sempre bom saber que temos muitos leitores ao redor do mundo.

Gráfico: Statista.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas