_Curiosidades

Livro raro de Duna de Jodorowsky vai a leilão

É possível ter uma versão do filme que nunca saiu do papel em mãos - mas custara no bolso

Alejandro Jodorowsky e um exemplar de seu livro Dune, um dos quais está sendo leiloado.

Imagem: Youtube / Humanoids.Inc

No documentário Duna de Jodorowsky, o diretor Alejandro Jodorowsky fala sobre como planejava adaptar Duna de Frank Herbert para as telonas. Ele criou um incrível livro para que os estúdios de cinema pudessem ver todo o trabalho de preparação que ele fez.

Preenchido com o roteiro, storyboards, arte conceitual e muito mais, o livro é basicamente o mais o próximo que alguém pode chegar de ver a versão de Duna feito por Jodorowsky. Mas, é claro, o diretor e sua equipe criaram apenas algumas cópias e isso foi há décadas. Este não é um livro que você pode simplesmente obter na Amazon.

Um dos livros de Jodorowsky vai a  leilão pela Christie’s no final deste mês. A casa afirma que é provavelmente uma das 10 ou talvez 20 cópias no mundo – e estima-se que valerá entre 25 mil e 35 mil euros (algo em torno de R$ 160 mil).

E quem sabe, pode ser mais do que isso. Com a versão de Duna de Denis Villeneuve atualmente nos cinemas (e chegando ao HBO Max), e uma segunda parte chegando em 2023 , a franquia está mais uma vez aos olhos do público.

Isso significa que qualquer fã que quiser entrar nas diferentes adaptações do mundo de Herbert sem dúvida aprenderá sobre toda a fantástica construção do mundo que Jodorowsky fez para seu filme nunca feito.

O documentário de 2014, dirigido por Frank Pavich, fala sobre o projeto que nunca saiu do papel, um diretor chileno convidou nomes de peso como o quadrinista Jean Giraud (Moebius), o ilustrador Chris Foss (que fez as capas dos livros de Isaac Asimov), HR Giger (responsável pelo Xenomorfos de Alien), e até o cantor Mick Jagger.

Para saber mais sobre o livro, e se você deseja dar um lance por ele, pode clicar aqui.

Sair da versão mobile