Entra eleição, sai eleição e a mesma cena se repete: cavaletes e panfletos espalhados pelas ruas das cidades com nomes, números e fotos sorridentes de candidatos. Pois agora você tem um lugar para reclamar: o site colaborativo Lixo Político reúne fotos de sujeira (num sentido bem literal) dos políticos.

Para denunciar, você precisa tirar uma foto da sujeira. Depois, entre em lixopolitico.com, clique em “Denuncie”, envie o arquivo e digite os números dos candidatos. Também dá para reclamar usando o Twitter ou o Instagram: basta postar a foto com a geolocalização ativada e incluindo as hashtags #lixopolitico e #sp99 — troque “sp” pelo estado (ou por “br”, no caso de candidatos a presidência) e “99” pelo número do candidato. Depois de validada, ela será incluída no mapa e na lista.

O site já tem mais de 3500 ocorrências e criou rankings para políticos e partidos mais sujões, bem como para cidades e estados que mais sofreram com a bagunça. Você também pode procurar pelo seu candidato para ver o quanto ele está sujando (ou não) as ruas.