A Microsoft finalmente adicionou um recurso de Localização de dispositivo ao Windows 10. Como é de se esperar, ele permite identificar onde seu notebook está, caso você o perca ou ele seja roubado. O recurso faz parte de uma grande atualização lançada no mês passado, e aqui explicamos como fazer para ativá-lo em sua máquina.

>>> O que há de novo na primeira grande atualização para o Windows 10
>>> Como maximizar a duração da bateria no seu dispositivo com Windows 10
>>> O guia definitivo para os atalhos de teclado do Windows 10

Entre no menu Iniciar, depois em Configurações e escolha Atualização e Segurança. A partir daí, clique em Localizar Meu Dispositivo, depois em Alterar e no botão que aparece para ativar o recurso – seu notebook vai enviar a localização dele regularmente enquanto estiver conectado a redes Wi-Fi e tiver bateria.

windows 10 fall update 8

Você precisa estar com permissões de administrador para ativar esse recurso, e a localização GPS do seu dispositivo precisa estar ativada para ele funcionar.

Com ele funcionando, é só ir até account.microsoft.com/devices em qualquer computador e entrar com suas credenciais da conta da Microsoft para ver em que parte do mundo seu notebook está.

windows 10 - localizar meu dispositivo

Clique em Localizar Meu Dispositivo para ver seu notebook no mapa.

windows 10 - localizar meu dispositivo 2

Desktops com Windows 10 também são listados, mas o recurso de localização só funciona em notebooks e tablets. Por enquanto, não há a opção de bloquear seu computador remotamente, fazê-lo emitir um som nem apagar seus dados, como no OS X.