_Notebooks

Touchpad enorme tem largura de teclado e é esperto o bastante para só reagir a seus dedos

Controles por gestos se tornam cada vez mais comuns em sistemas operacionais e apps, então faz sentido maximizar o tamanho do touchpad de um laptop para que caibam nele mais do que alguns dedos. Por isso, pesquisadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coréia desenvolveram o Longpad, um touchpad grande com a largura […]

Controles por gestos se tornam cada vez mais comuns em sistemas operacionais e apps, então faz sentido maximizar o tamanho do touchpad de um laptop para que caibam nele mais do que alguns dedos.

Por isso, pesquisadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coréia desenvolveram o Longpad, um touchpad grande com a largura de um teclado, e inteligente o bastante para ignorar as mãos do usuário quando ele estiver digitando.

Em vez de uma superfície capacitiva que não consegue distinguir seu pulso da ponta dos seus dedos, o Longpad usa uma matriz de finos LEDs infravermelhos junto a sensores que conseguem detectar a luz que reflete no touchpad.

Ao criar perfis de como diferentes partes da mão refletem a luz infravermelha, os pesquisadores são capazes de programar o Longpad para ignorar toques acidentais vindos da palma e do pulso durante a digitação.

E você ganha mais do que apenas um trackpad gigante: você pode realizar gestos diferentes com a mão que você menos usa. Por exemplo, se você for destro, pode usar a mão direita para controlar o cursor, como sempre; e usar a mão esquerda para rolar listas e páginas com um só dedo.

A borda inferior do touchpad também ganha funções: você pode alternar entre programas na barra de tarefas do Windows, ou avançar e recuar em um vídeo. Tudo isso funciona com o dedo; se você colocar a palma ou o pulso no trackpad, isto (idealmente) não é ativado. Segundo os pesquisadores, em testes com 11 pessoas realizando ações de teclado e touchpad, apenas 0,42% das interações foram acidentais.

Ainda deve demorar algum tempo até vermos o Longpad em produtos finais, mas ele parece promissor: um touchpad enorme seria uma ótima alternativa (ou complemento) a uma touchscreen em laptops. [YouTube via NewScientist]

Sair da versão mobile