Você pode não gostar muito de usar óculos 3D para ver filmes, mas imagine como esse inseto está odiando a vida nesse momento. Este louva-a-deus teve um par de óculos 3D colados ao seu rosto por cientistas – tudo isso em nome da “pesquisa”.

Na verdade, o que esses cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido estão fazendo, é tentar entender os olhos dos insetos. Ao colocar no louva-a-deus um par de óculos 3D – o inseto não teve muita escolha, infelizmente – os pesquisadores podem testar a percepção de profundidade para ver como ela difere da dos humanos. Incomum para invertebrados, os louva-a-deus possuem visão estereoscópica, o que causou o interesse nos cientistas.



Os experimentos parecem interessantes mesmo, mas talvez um pouco irritantes para os insetos. O louva-a-deus teve o óculos grudado (usando cera de abelha, e não cola) na cabeça, e depois foi colocado de frente a um monitor de computador que exibe imagens em 3D. Ao ajustar os efeitos 3D na tela, os pesquisadores tentam incomodar os insetos ao fazer com que pareça que o objeto está indo em direção a eles. Eles ainda precisam descobrir exatamente como a visão dos insetos é diferente das dos humanos, mas ao menos parecem estar se divertindo com o estudo.

Os pesquisadores criaram um vídeo chamado Man, Mantis & Machine para acompanhar o trabalho. Você pode ver abaixo – tente não rir. [Newcastle University via Discovery]