_Espaço

Ainda nem colonizamos a Lua e ela já está coberta com mais de 180 toneladas de lixo

É inevitável que um dia a humanidade precisará viver em outro lugar além da Terra, e o nosso primeiro passo para a colonização intergaláctica vai provavelmente ocorrer na Lua. O único problema? Nós a visitamos apenas 12 vezes, mas já existem mais de 180 toneladas de lixo por lá. • A tentativa dos japoneses de […]

É inevitável que um dia a humanidade precisará viver em outro lugar além da Terra, e o nosso primeiro passo para a colonização intergaláctica vai provavelmente ocorrer na Lua. O único problema? Nós a visitamos apenas 12 vezes, mas já existem mais de 180 toneladas de lixo por lá.

A tentativa dos japoneses de limpar o lixo espacial fracassou
Assista a 60 anos de lixo espacial se acumulando em torno da Terra

Como é que o nosso vizinho celestial mais próximo se transformou neste depósito de lixo? Enviar naves espaciais e bases de pouso para e da Lua é caro, e quanto mais equipamentos poderem ser deixados na superfície lunar, mais fácil e barato é trazer astronautas de volta para casa depois das missões Apollo.

Como explica o canal do YouTube Half as Interesting (abaixo e em inglês), cada pouso lunar deixou para trás cerca de 10 toneladas de lixo, além de outros lixos que os astronautas trouxeram com eles e deixaram no nosso satélite.

O vídeo aponta que astronautas deixaram para trás um total de 809 objetos na superfície da Lua, que vão desde materiais obviamente necessários para as missões espaciais a também alguns itens um tanto inusitados, como bolas de golfe, cem notas de dois dólares, seis bandeiras americanas, três pacotes de lenços umedecidos, uma barra de sabão, seis pinças, seis sacolas de vômito e as fezes dos astronautas — detritos humanos são guardados em gigantes bolsas de depósito, que tenho certeza esperam ansiosas pela chegada dos primeiros colonizadores lunares.

Talvez seja melhor agendar uma faxina na Lua antes de partirmos para lá.

[YouTube via The Awesomer]

Sair da versão mobile