Daqui a uma semana, a Nokia fará um evento para “reinventar o zoom”. Estamos esperando pelo Lumia EOS, um Windows Phone com câmera de muitos megapixels. O novo aparelho deve se chamar Lumia 1020, se este vazamento do EVLeaks estiver correto.

Repare nos apps da imagem vazada: um deles é o Nokia Pro Cam. A finlandesa nunca mencionou um app com esse nome. Será ele uma evolução do Smart Camera, lançado no Lumia 925?

Parece que sim: o Pro Cam deve vir com alguns truques feitos para os megapixels extras do suposto Lumia 1020. De acordo com o WPCentral, ele tira uma foto de 35MP e outra de 5MP ao mesmo tempo: uma é para guardar; a outra, para compartilhar.

O EVLeaks não mostra uma imagem da traseira, mas já vazaram diversas fotos dela, mostrando uma câmera com obturador mecânico e flash duplo, possivelmente uma combinação de Xenon e LED. E, por ter 41 megapixels, o sensor deixaria um calombo na traseira do Lumia EOS/1020.

E quanto às especificações? Segundo o WPCentral, ele terá tela AMOLED de 1280×768 pixels, 32GB de espaço interno (sem suporte a microSD), e um corpo de policarbonato – em vez de alumínio – que seria 1mm mais fino que o Lumia 920, mas sem contar o calombo da câmera.

A Nokia fará um evento no dia 11 de julho, em Nova York, onde deve revelar o novo aparelho – aí veremos se tudo isso é mesmo verdade. Vale lembrar que a finlandesa prometeu um “verão de grandes anúncios”; no hemisfério norte, o verão só acaba em setembro. [@evleaks via The Verge]