Ontem a Nokia fez o lançamento oficial da marca Nokia Here no Brasil, mesmo que ela já seja usada nos seus smartphones com Windows Phone 8 pelo menos desde março. E também tivemos a oportunidade de conferir de perto o recém-anunciado Nokia Lumia 925.

Para o lançamento, fui convidado para dar um passeio em um dos carros do Nokia Here. Um Fiat Doblo equipado com câmeras para capturar os detalhes das ruas da cidade carregando dois funcionários: um dirige e o outro faz algumas anotações: placas de limite de velocidade, onde pedestre pode passar e onde não pode, sentido da rua, numeração, pontos de interesse, coisas assim.



O veículo tem seis câmeras em sua parte superior que capturam imagens de diversos ângulos das ruas para ajudar na elaboração dos mapas. Os funcionários anotam alguns detalhes também e depois eles juntam todas as informações (as fotos, as anotações e os dados de GPS do carro) para criar o mapa.

here1
Na tela de cima, as imagens que estão sendo capturadas pelas seis câmeras do veículo. Na de baixo, um notebook para fazer as anotações sobre as ruas.

Esses mapas estão disponíveis de formas variadas. Eles estão em apps para Windows Phone 8 Symbian, Nokia Belle, Nokia Asha, iPhone, iPad e estarão no Firefox OS e Android. Também podem ser acessados pela web (inclusive no navegador do seu smartphone). Eles são vendidos para montadoras usarem as informações em GPS de sistemas embarcados (segundo a Nokia, dos 92 modelos de veículos no Brasil que saem com GPS de fábrica, 91 usam o Here). Os mapas do Facebook, assim como o Bing Maps e o Yahoo! Maps, usam as informações do Here. E também estão no Amazon Kindle Fire: a Amazon abandonou o Google Maps e usa o sistema da Nokia na sua adaptação do Android para tablets.

Apesar de todas essas opções de formas de acessar o Here, o foco principal da Nokia para o lançamento no Brasil foi o Windows Phone 8, onde a empresa tem quatro apps diferentes: Maps, Drive, Transit e City Lens. Destes, o Transit, com informações sobre transporte público, não está adaptado para o Brasil, mas a empresa garante que todos os outros funcionam. Já os outros dão informações de mapa, navegação, por fim, pontos de interesse: com o City Lens, você aponta a câmera do seu Lumia para qualquer lugar e ele mostra lugares que estão próximos, como restaurantes, parques, entre outros. É bem bacana, principalmente para quem viaja e chega em uma cidade completamente desconhecida.

Nokia Lumia 925

Além do Here, a Nokia nos deu uma pequena demonstração do Lumia 925, anunciado na última terça-feira. Bem pequena: o smartphone trazido para o Brasil ainda era um protótipo sem hardware nem software finalizado. Ele ainda não estava com o Amber – a atualização da finlandesa para o Windows Phone 8 – e os recursos da câmera não funcionavam direito.

Mas valeu para ver seu design. Ele corrige duas das principais reclamações do Lumia 920: grossura e peso. Ele é mais fino e muito mais leve. Também tem laterais em alumínio que deixam o aparelho mais elegante. A traseira continua sendo de policarbonato, sem bateria removível.

A previsão continua a mesma: ele chega por aqui só no último trimestre do ano. O preço não foi definido.

2013-05-16 20.51.54
2013-05-16 20.51.45

Lumia 925 cinza

2013-05-16 21.16.31
2013-05-16 21.16.45

Lumia 925 preto