Editores de fotos no iPad são programas incríveis: você fica tocando e modificando fotos e vendo as reações na imagem como se elas fossem um objeto físico. O problema é que vários deles eliminam boa parte das possibilidades e ficam meio limitados. O Luminance tenta melhorar o cenário.

O que ele faz?

Luminance para iPhone e iPad, US$1. É um aplicativo de edição de foto tanto para iPhone quanto para iPad que foca em mais do que apenas cortar e rotacionar (na verdade, ele sequer tem essas opções). O que faz o Luminance se sobressair no lotado espaço dos apps de edição de foto é que ele é ótimo quando o assunto são layers. Cada efeito — envelhencendo, mudando a exposição e o balanço de branco, entre outros — é um layer, e você pode rearranjá-los para ver as mudanças da imagem, deletar alguns para ver como ela fica sem tal efeito ou qualquer outra coisa que você queira fazer com camadas. Ele mantém as edições em uma visível e prática coluna na direita, então você sempre sabe o que já fez. Melhor ainda, você pode salvar suas modificações favoritas e aplicá-las em outras imagens.

Por que nós gostamos?

UNDO ILIMITADO. Eu sou um fotógrafo razoável, algumas fotos minhas ficam realmente boas! Outras nem tanto. Mas eu sou ainda pior em usar apps de edição de imagem, então as imagens ruins ficam piores ainda. A questão, para mim, é que eu preciso ver o que tal efeito efetivamente faz na foto (já que eu não tenho a menor ideia do que eles fazem só pelo nome) antes de decidir se eu quero ou não modificá-la. É por isso que separar cada efeito em um layer é ótimo — eu fico brincando com uma imagem, vejo se gostei do resultado, e elimino tudo que me pareceu ruim. É como ter acesso às ferramentas profissionais, mas em um nível amador.