O novo MacBook Pro com tela Retina é um hardware incrível. Nas especificações, a Apple diz que ele tem suporte a “até duas telas externas”, mas parece que não é isso, não. Na verdade, o laptop tem suporte a até três monitores externos, mais sua própria tela Retina.

Este é um desempenho bem impressionante para um laptop, já que não se trata de espelhamento: cada tela é independente. Esta configuração foi testada pelo Other World Computing e pelo The Verge. O OWC informa as resoluções de tela que usou:

Retina no laptop @ “melhor para Retina”

iMac usado como tela @ 2560×1440 via Thunderbolt

iMac usado como tela @ 2560×1440 via Thunderbolt/DisplayPort

Monitor LG @ 1920×1200 via HDMI

O The Verge usou algo semelhante. E o desempenho? Afinal, não adianta ter quatro telas se você não pode usá-las direito. O The Verge rodou alguns programas ao mesmo tempo – Photoshop, Lightroom e outros – e “foi tudo surpreendentemente fluido”. Mover um vídeo em resolução 4K entre as telas também não foi problema. No OWC, eles tocaram quatro vídeos, cada um em uma tela, e isto “não criou qualquer lag”.

A Apple diz, oficialmente, que o novo MacBook tem “suporte simultâneo a resolução nativa na tela do computador e até 2560 x 1600 pixels na outra tela”. Mas na verdade é mais.

Claro, ter três monitores externos ligados a um laptop é (1) um pé no saco e (2) menos eficiente que usar um computador mais potente. Mesmo assim, é bom saber que ele aguenta. [OWC via The Verge]

Foto por OWC