Se você tem um MacBook mais antigo, talvez seja melhor não baixar o macOS Big Sur agora

Donos de MacBooks lançados entre 2013 e 2014 têm relatado travamentos na instalação do novo sistema. Apple já está investigando os casos.

Apple MacBook Pro. Imagem: Marcin Nowak (Unsplash)

Imagem: Marcin Nowak (Unsplash)

Na última quinta-feira (12), a Apple disponibilizou o Big Sur para Macs. E passada a lentidão no dia do lançamento, possivelmente pelo número de pessoas tentando completar o download, muitos usuários têm relatado travamentos durante a instalação do novo sistema operacional. Os depoimentos têm aparecido em fóruns do Reddit e da página de suporte da Apple.

De acordo com o MacRumors, as máquinas afetadas são as mais antigas, principalmente gerações do MacBook Pro lançadas entre o final de 2013 e meados de 2014 — os modelos mais velhos a oferecer suporte ao Big Sur. Os usuários afirmam que, ao tentar baixar o update, os dispositivos travam em uma tela escura e ali ficam por tempo indeterminado.

O problema persiste mesmo ao tentar reiniciar ou forçar o reset nos aparelhos, seja via NVRAM, SMC ou modo de recuperação (internet recovery). Todos esses métodos ficam inacessíveis após tentar instalar a atualização.

No Reddit, um usuário disse ter entrado em contato com a Apple, que prontamente forneceu suporte para recolher seu MacBook Pro para reparo. Para outro usuário, a companhia disse que levou o caso à equipe de engenharia que já está investigando os casos. E um outro usuário afirmou que conseguiu reiniciar o MacBook ao remover um chip da porta HDMI.

Fato é que a Apple já está ciente do ocorrido. Enquanto não há um pronunciamento oficial, caso você tenha um MacBook mais antigo, o melhor a fazer é esperar até que tudo seja normalizado para instalar o Big Sur sem se preocupar com travamentos.

Além de vir equipado de fábrica nos novos MacBooks com processador Apple M1, o macOS Big Sur é gratuito para os seguintes dispositivos:

[MacRumors]

Sair da versão mobile