Após um ano com múltiplos problemas de segurança no MacOS, a WWDC finalmente chegou, e, junto com ela, a Apple teve a oportunidade de endereçar essas preocupações e mostrar novos recursos super úteis em seu sistema para computadores. Então, aqui vão as principais novidades que vão chegar no macOS 10.144 Mojave.

Novo iOS 12 promete acelerar seu iPhone e te deixar menos viciado em tecnologia

O macOS Mojave estará disponível para computadores de 2009, 2010 e 2011. Abaixo, vai uma lista dos dispositivos que vão receber a atualização:

Modo noturno

No macOS 10.13, os usuários tinham a opção de colocar no modo noturno o dock e os menus do topo para reduzir o cansaço nos olhos. Mas na versão 10.14, a Apple possibilitará usar o modo escuro em todo o sistema. A companhia diz que o modo noturno ajudará as fotos terem mais destaque, farão seus olhos ficarem menos cansados, além de tornar mais fácil escrever códigos.

Arrumando a bagunça da sua área de trabalho

Todo mundo conhece uma pessoa cuja área de trabalho é um lixo, com fotos, pastas e arquivos espalhados por toda a tela. Para ajudar quem é assim, a Apple criou o que eles chamam de Dynamic Stacks — uma funcionalidade que agrupa automaticamente arquivos similares em grupos que podem ser organizados por tipo, data de criação, tags, entre outras opções. Quando você quiser analisar algum agrupamento em específico, você só precisa clicar sobre ele e dar dois cliques para abrir algum arquivo em específico. E, diferentemente de pastas padrão, se você colocar um novo arquivo no desktop, o Dynamic Stacks vai automaticamente pegá-lo e colocar no agrupamento correto.

Finder ganha visualização tipo galeria

Para ajudar na visualização de fotos, vídeos e apresentações, a Apple adicionou um novo modo de galeria no Finder do macOS Mojave. A grande diferença entre o modo galeria comparado a outros é que há uma seção de preview no meio, junto com uma linha de thumbnails (miniaturas) na parte inferior, o que facilita na rolagem de um álbum para que o usuário encontre exatamente a foto que está buscando.

Fotógrafos deverão amar esse novo recurso, pois, no modo galeria, eles poderão ver uma barra lateral em que são exibidas informações do vídeo ou da imagem, como abertura, ISO e velocidade de obturador.

No Finder, terão também novos botões de ações rápidas que mudam dependendo do tipo de arquivo que você estiver procurando. Assim, você pode realizar ações como incluir uma marca d’água ou criar um PDF com várias fotos — tudo isso sem precisar abrir um software de edição.

Assinando documentos

Muita gente já teve de enfrentar alguma situação em que precisa assinar um documento eletrônico. É chato, tedioso e geralmente força as pessoas a usarem algum software de terceiro para fazer isso. Agora, graças à ferramenta Markup do Mojave, você pode facilmente adicionar assinaturas aos documentos, ou fazer simplesmente edições de fotos e vídeos, como cortar e girar.

Capturas de tela melhores

Embora fazer capturas de tela exija o mesmo trabalho no Mojave, as ações após fazer um print screen ganharam boas atualizações. Agora, assim que você capturar uma imagem, você poderá imediatamente ver uma miniatura no lado direito inferior da tela. Ao dar um duplo clique sobre a miniatura, você poderá expandir a imagem, o que possibilitará que você faça marcações ou mesmo edições rápidas. A ferramenta de captura de tela também contará com um menu expansível, com novas opções. Então, será possível, por exemplo, gravar vídeos (tanto da tela toda como de áreas selecionadas).

Continuidade na câmera

Continuidade no macOS é o recurso que tenta reduzir os limites do seu smartphone e do seu computador. Então, junto com a possibilidade do macOS de sincronizar arquivos e mensagens entre os dispositivos, a funcionalidade de Continuidade ganhou um novo recurso de câmera que permite que você acione ou tire uma foto com a câmera de seu iPhone. Na sequência, será possível importar a imagem diretamente para seu laptop. E, se você quiser, pode usar esse recurso como uma espécie de escâner, utilizando apenas seu iPhone para capturar a imagem de um documento ou permitindo que o macOS Mojave automaticamente ajuste o documento.

Facetime em grupo

Por fim, o Facetime, que ganhou uma boa atualização para iOS, vai suportar chamadas em grupo para múltiplas pessoas. Os usuários poderão usar durante as chamadas iPhones, iPads, Macs e até Apple Watches, se você não se importar em só ouvir o que a pessoa tem a dizer.