Se você quer dar um upgrade sério no seu computador para finalmente rodar Crysis BEM e prefere não vender muitos de seus priminhos para levantar o dinheiro necessário, a placa gráfica HD 4890, que a Biostar acaba de lançar no Brasil, pode ser a solução para os seus problemas. Com preço oficial sugerido de R$ 789, é menos que qualquer coisa parecida no MercadoLivre. E nada mal para uma das 5 melhores placas de vídeo no mercado.

Lançada no fim do ano passado, a HD 4890 é a segunda melhor solução gráfica da ATI para jogos (perdendo apenas para a 4870×2, que é basicamente duas placas semi-espremidas em uma). Na briga com a nVidia, a ATI ainda está atrás, mas oferece desempenho semelhante por menos dinheiro, na média. Se você não é muito entendido em placas gráficas, funciona assim, grosseiramente falando: uma empresa faz o chip e outras 30 embalam com acessórios diferentes, em clocks diferentes, por preços diferentes. Há outras placas com o chip HD 4890 (a Asus lançou uma no Brasil há coisa de 2 mses), mas essa é pelo menos R$ 400 mais barata que as concorrentes.

Aqui vai um gráfico comparativo entre as melhores placas do mercado – o benchmark no caso é o Fallout 3, com resolução máxima e tudo ligado:

Agora só falta descobrir onde a Biostar HD 4890 é vendida. Nem o pessoal da assessoria de imprensa deles conseguiu me dizer. Mas eles me passaram as características técnicas, pelo menos.

Características Técnicas
ATI HD 4890
Fabricante: Biostar
Tipo de memória: DDR5
Capacidade: 1GB
Velocidade: 3,9Gbps