A Blackberry AppWorld já está disponível no Brasil desde agosto, mas apenas com apps gratuitos. No lançamento do Blackberry Curve 8520, o vice-presidente de vendas da RIM, Joseph Low, disse que programas pagos devem chegar até o fim do ano: ainda falta decidir um modo de pagamento — nos EUA usa-se o PayPal, pouco famoso no Brasil.

A AppWorld ainda não vem pré-instalada nos aparelhos: é necessário ir no site www.blackberry.com/appworld no Blackberry e baixar a loja de apps. Os programas gratuitos, por enquanto, são poucos: apenas apps para acessar Facebook e GTalk, e widgets para ir ao site móvel do UOL e Globo.

Mas trazer a AppWorld ao Brasil será um grande passo para a Blackberry, já que a App Store do iPhone 3GS não funciona 100% no Brasil; assim como o marketplace do Android e a Ovi Store da Nokia, que além de mal organizada, deixa de fora aplicativos muito bons, inexplicavelmente. Como o essencial de um smartphone é a capacidade de ser um computador portátil e rodar diversos programas para diferentes necessidades, estamos ansiosos.