A gente já viu o Nokia N900 rodando jogos lindos, comandando um PlayStation 3 e se transformando em um cara insano. Mas ele pode mais, como demonstram duas equipes brasileiras finalistas do N900 Push Project, cuja ideia é criar novas formas de usar o N900. Uma delas: fotografia aérea com a pipa que você vê acima.

A ideia é do programador Ricardo Ferreira, que usa um N900 preso a uma pipa como câmera — e, para controlá-la, usa outro N900. Ele explica a técnica da KAP (Fotografia Aérea com Pipa) neste vídeo em entrevista ao programa "Urbano", da Multishow, e você pode conferir um pouco do belo trabalho dele na galeria abaixo, e mais aqui.

   

Enquanto isso, a outra equipe brasileira, chamada Wouwlabs & Patifa e composta por estudantes e profissionais do Recife, tem um projeto que usa dois motores e um N900 para transformar qualquer foto em um desenho no brinquedo Traço Mágico. O vídeo abaixo explica melhor (vá direto para o ponto 1min00s).

Quem diria que um smartphone servia para tudo isso? A etapa final do Push N900 conta com cinco finalistas — um projeto canadense, um inglês e um alemão, além das duas equipes brasileiras — e ocorrerá no início de fevereiro, em Londres. Boa sorte brasileiros, estamos torcendo! [Push N900 via Nokia; foto de Ricardo Ferreira]