É simples: compre nos EUA, e "mande entregar digitalmente" para o Brasil. Em outras palavras, use um serviço de compra por download, de preferência o Steam. Se você joga no PC e por algum motivo bizarro não compra jogos via Steam, saiba como entrar na onda agora.

Muita gente conhece, sim, mas há um sem número que nunca se deu o trabalho de entrar no site para ver como funciona. O Fabio Bracht, tradutor aqui do Giz e chefão do Continue, nosso blog de games favorito, fez um mega guia em português para explicar as engrenagens e vantagens do Steam, a loja de games da Valve, que antes era só a criadora de Half-Life. Diz o Bracht:

No Steam, há muitos jogos recentes a preços extremamente camaradas. Dead SpaceMass EffectFar Cry 2Left 4 DeadTeam Fortress 2GRiD e muitos outros são exemplos de jogos que você pode entrar lá e comprar agora mesmo, pagando menos do que pagaria em uma loja brasileira. 30 dólares atualmente são 50 reais, arredondando muito pouco.

Os lançamentos mais "lançamentos", aqueles que exigem um PC mais caro que um Xbox 360 ou um PS3, estão mais ou menos o mesmo preço que nas lojas físicas do Brasil. Mas pelo Steam você paga R$ 17 por Braid ou o mesmo tanto pelo genial Plants vs Zombies ou Knights of the Old Republic, jogos que rodam em qualquer PC. E toda semana tem uma promoção maluca, que costumamos cobrir no Dealzmodo.

Então, amiguinho, largue um pouco a vida de pirata, dê dinheiro para as pessoas que criam os joguinhos que amamos e o melhor: sem pagar impostos absurdos ao nosso governo. Todo mundo ganha. [Guia completo no Continue]