Cansou do seu notebook velho que só sabe travar? Ou do seu celular que não serve nem pra fazer ligação? Você poderia: (1) descartá-los de forma responsável, lembrando como o lixo eletrônico é um problema no mundo; (2) quebrá-los e mostrar sua loucura no Youtube ou (3) ser realmente insano e voar até Foz do Iguaçu para lançar seu gadget à distância — e concorrer a prêmios! Claro que eu escolho o número 3.

No dia 3 de outubro acontece o 2º Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular, promovido pela hidrelétrica de Itaipu. Esta ideia parece bizarra, mas um campeonato internacional de arremesso de celular ocorre todo ano na Finlândia desde 2000, e desde 2005 no Reino Unido — este novo esporte tem até categorias, incluindo "freestyle" e júnior (para menores de 12 anos).

E a competição na Foz do Iguaçu tem uma novidade este ano: agora notebooks terão torneio próprio de arremesso. Basta tirar a tela e a bateria e jogar o laptop em uma pista especialmente preparada, e concorrer a viagens de helicóptero, jantares e passeios turísticos.

E o que acontece com os gadgets? Eles são coletados para reciclagem. E a boa ação não para por aí: pra participar da competição, é necessário levar 2kg de alimento não perecível, que então será doado.

Siemens A60, inoperante há anos, prepare-se para conhecer seu fim! *risada maligna* [Arremesso de Celular via Info; imagem]