Mark Zuckerberg, Criador (com "C" maiúsculo, tipo Deus) do Facebook, deu ontem no Brasil uma palestra de como fazer dinheiro crescer em árvores sobre empreendorismo. No meio disso deu algumas pistas sobre planos de dominação mundial, que sempre envolvem o Brasil e seu povo malemolente.

No papel, o objetivo da palestra era fazer todos os presentes pedirem demissão e começarem o próprio site. Mas na verdade parece que o objetivo de Zuckerberg foi fazer publicidade para o Facebook. O americano sabe que além dos milhões de internautas somos viciados em redes sociais. E por aqui, o Orkut reina soberano. Para mudar o jogo, ele considera os aplicativos locais uma grande arma. Buddypoke, alguém?

Mas como atrair mais gente para fazer programas irritantes localmente? Apelando ao espírito geek de querer, em algum momento da vida, programar. Sabe o "eu sei falar em Klingon, dreamweaver e C++"? Isso. Para tocar no coração desa galera Zuckerberg lançou um concurso para desenvolvedores de aplicativos para o Facebook, que vai premiar os melhores programinhas em PT-BR. E aparentemente todo mundo vai poder entrar:

"Queremos ser uma plataforma que todos os programadores possam usar. Tanto os mais experientes como os mais novos. Queremos que o Facebook seja um dos primeiros ambientes que os jovens usem para aprender a programar."

Outra estratégia para conquistar o Brasil é ligar o Facebook a outras redes. O pontapé inicial será dado em poucos dias, usando o Facebook Connect: o portal Terra e o Facebook vão ser integrados. Ou seja: você vai poder comentar uma notícia com seu profile do Facebook.

Perguntado sobre uma representação nacional, Zuckerberg diz que se o crescimento no Brasil continuar como está (duplicou nos últimos meses), há sim chance de ter um escritório em São Paulo. Mas deixou claro que o objetivo é primeiro arrecadar mais usuários, antes de qualquer coisa.

Bom, como disse o Pedro aqui no Giz, eu também acho o Orkut, apesar dos pesares, mais organizado e acessível que o Facebook. Agora vamos ver o que os brasileiros vão criar e se vai valer a pena deixar seu buddypoke morrer. [Terra e Exame]