Vários funcionários do Google no Brasil estão usando uma versão Beta do Google Navigator em português. O software de navegação curva a curva, com comandos (e orientação) por voz é por enquanto exclusivo para celulares com Android 2.0 em diante e será gratuito. Ainda há um bocado a fazer em termos de tradução e gravação dos nomes das ruas, mas o pessoal com quem eu falei diz que ele deve ser lançado ainda no primeiro semestre.

Nos EUA, a versão beta dele saiu pouco depois de o Milestone (lá chamado de Droid) chegar às lojas. Os nossos amigos do Giz gostaram, mas disseram que ainda há um bocado de coisinhas a serem melhoradas (culpa da velha mania do Google de lançar betas). Porém, para um programa gratuito, ele é absolutamente matador, em todos os sentidos:

Você provavelmente ainda verá nas app stores a venda ocasional do Navigon ou o CoPilot (programas pagos de navegação) por causa de uma ou outra funcionalidade específica ou por causa da possibilidade de acessar os mapas offline (o que as pessoas que saem do grid preferem), mas de verdade, esse negócio provavelmente vai comer o mercado de aplicativos para GPS vivo.

O lançamento será muito bem vindo. Nos meus testes o Motonav, programa de navegação curva a curva que vem embarcado na versão brasileira do Milestone teve um desempenho sofrível. Por enquanto a Nokia é ainda rainha da funcionalidade de navegação gratuita em smartphones, mas eu curto muito mais o visual do Google Navigator. Esperemos.